Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Escola Municipal desenvolve projeto de valorização da cultura afro-brasileira

Publicado

em

A Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, situada no povoado São Francisco, zona rural do município de Massapê do Piauí, realizou nos dias 17 e 18 de novembro a culminância do projeto educacional “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira”.

O evento de conclusão do projeto contou com a exposição do material produzido, com destaque para a culinária africana e os instrumentos musicais, e apresentações dos alunos da Creche Tia Cecília e da Escola Manoel Joaquim de Carvalho, como brincadeiras de roda, danças, paródias, teatro, recitações de poemas, dramatizações. Também foram realizados o concurso de beleza para escolha da “Beleza Negra’’, além de uma apresentação de capoeira.

Segundo a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Costa, o projeto “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira” vem atender os propósitos expressos na indicação a alteração trazida à Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

O Projeto propôs uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes, construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Religião e Educação Física, etc.

O objetivo geral do Projeto foi trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania, desenvolvendo e divulgando na escola e nas turmas do Educação Infantil ao 9º ano, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira.

Publicidade

O desenvolvimento do Projeto envolveu a todos os alunos, incentivando os mesmos a pesquisa para a divulgação da cultura afro-brasileira e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica. Outro objetivo foi promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial.

Foram trabalhados subtemas como a cultura africana, a participação dos africanos e de seus descendentes na formação histórico-cultural do Brasil, a Literatura Afro-brasileira e suas expressões significativas, o negro e a universidade, a mulher negra, os negros e a esfera pública, o preconceito racial no Brasil, o negro na África, o sincretismo religioso, a quilombagem, o cotidiano dos descendentes afro-brasileiros, as transformações da família brasileira, com enfoque centrado na família negra, e a diversidade cultural, o multiculturalismo e o racismo.

Veja fotos da Culminância:

 

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile