DESTAQUES

Multidão participa da ordenação do primeiro padre filho de Padre Marcos

Publicado

em

Uma multidão de fieis católicos de diversas cidades da região participaram na noite desta quarta-feira, 27, na cidade de Padre Marcos, de um momento histórico para o município, a Ordenação Presbiteral de Francisco Berto de Carvalho, o primeiro padre filho de Padre Marcos.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José, e concelebrada pelo bispo emérito da Diocese de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, e outros 29 padres.

O rito da celebração seguiu normalmente até antes do momento do ofertório, quando foi realizado o rito da Ordenação Sacerdotal. Francisco Berto manifestou o seu propósito para a ordenação presbiterial. Durante a ladainha, o diácono Francisco Berto deitou-se ao chão, demonstrando que está disposto ao despojamento e à humildade.

Em seguida, recebeu a imposição das mãos dos bispos dom Plínio e dom Augusto e de todos os demais sacerdotes, e do padre Wagner Carvalho, os paramentos.

Outro momento importante foi a unção das mãos do novo padre. O óleo da crisma simbolizou a unção do Espírito Santo, permitindo-lhe, a partir daquele momento, exercer as funções exclusivas dos sacerdotes.

Publicidade

O novo padre recebeu os cumprimentos dos colegas sacerdotes e, após o ofertório, foi presenteado com o cálice e a patena que irá utilizar nas celebrações, e homenageado pelo grupo dos ‘Amigos do Seminário’ e familiares.

Ordenado padre, Francisco Berto fez um longo e emocionante pronunciamento. Para ele, não foi celebrada a realização de um sonho ou de um projeto pessoal, mas, a concretização de um sim dado com amor ao chamado de Deus. “No contexto do Jubileu da extraordinário da misericórdia, reconheço, acredito e proclamo: minha ordenação presbiterial, hoje, é fruto da misericórdia de Deus, porque ninguém tem o direito de ser ordenado, é Deus quem chama e a Igreja confirma”, disse.

O novo padre fez um breve relato de sua vida, desde a sua infância, a ida para o Seminário. Francisco Berto fez vários agradecimentos à Igreja, aos pais, Berto e Teresinha, e em especial aos três párocos da Paróquia de Santo Antônio, padre Gelcimar, José Pio e Wagner Carvalho. “Agradeço pelo apoio constante, pela acolhida e convivência fraterna e confiança a mim durante esses dez anos de minha formação incial. […] Aprendi muito com vocês e quero pôr em prática seus ensinamentos”. Outro agradecimento especial foi dirigido à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sediada em Bocaina, onde Francisco Berto cumpriu seu estágio diaconal no período de seis meses.

Ao finalizar seu pronunciamento, o padre Francisco Berto convidou a todos a participarem da celebração de sua primeira missa, que acontecerá nesta quinta-feira, 28, às 19h, na sua comunidade de origem, Luzia, zona rural do município de Padre Marcos.  “Lá celebraremos o dom da minha vida com o melhor dos banquetes, a Eucaristia”, disse, sendo calorosamente aplaudido.

Encerrada a celebração, o novo padre foi cercado pela população, que o cumprimentou. Uma jantar foi oferecido pela Paróquia de Santo Antônio a todos os que participaram da Santa Missa. A confraternização aconteceu na Quadra Poliesportiva.

Publicidade

Perfil
Francisco Berto de Carvalho é natural da Paroquia Santo Antônio, em Padre Marcos – PI, filho do casal Berto Francisco de Carvalho e Teresinha Brázida de Carvalho. Estudou o Ensino fundamental I no período de de 1997 a 2000 na Unidade Escolar Alexandrino Bartolomeu de Carvalho, na localidade Queimada, e de 2001- 2005, cursou o Fundamental II na Unidade Escolar Cândida Macedo, ambos em Padre Marcos. De 2006 a 2008 cursou o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, em Picos. Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, em Teresina, nos anos 2009 a 2015. Nos últimos seis meses cumpriu o diaconato na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede em Bocaina, compreendendo ainda os municípios de São João da Canabrava e São Luís do Piauí.

Veja todas as fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile