DESTAQUES

Padres são homenageados com Título de Cidadania em Padre Marcos; veja fotos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou uma sessão solene na noite desta sexta-feira, 20, para homenagear três ilustres personalidades com a mais importante comenda do município, o Título de Cidadania Padremarcoense. A honraria é concedida exclusivamente pela Câmara Municipal e entregue a uma pessoa importante, nascida em outra cidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados que contribuíram com o desenvolvimento social local.

A sessão foi presidida pelo vereador Roberval Conrado Lima (PR), presidente da mesa diretora da Casa, e prestigiada por um grande número de pessoas, de Padre Marcos e de outros municípios da região, que lotaram as galerias da sede do Poder Legislativo Municipal.

Os homenageados foram três padres, Wagner Francisco de Sousa Carvalho, cujo Título foi proposto pela vereadora Ana Meire, Francisco Pereira Borges (Chiquinho), que teve como autor do Projeto o vereador Roberval Lima,  e Gregório Leal Lustosa, que teve como propositora a ex-vereadora Emanuela Conrado Lima. Ambos os homenageados atuaram como no município de Padre Marcos à frente da Igreja Católica.

Padre Wagner Carvalho

O padre Wagner Carvalho nasceu em 22 de outubro de 1986, filho de Francisco das Chagas Carvalho e Maria das Graças de Sousa Carvalho, natural do município de São Julião. Em 2005 ingressou no Seminário de Filosofia, onde permaneceu por três anos. Em 2008, iniciou o curso de Teologia, foi ordenado diácono em 26 de dezembro de 2011 e no dia 30 de julho de 2012 foi ordenado padre em cerimônia realizada em sua terra natal. No mês seguinte tomou posse como pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos, onde permanece até os dias atuais, desenvolvendo um grande trabalho. Dentre outros pontos, destaca-se o fortalecimento das pastorais, a criação do Encontro de Casais com Cristo (ECC), retomada da peregrinação das imagens de Santo Antônio na sede e nas comunidades e a aproximação da igreja com os fiéis. Outro grande trabalho realizado nesses três anos e nove meses foi a manutenção e reforma das igrejas de 31 comunidades rurais e das cidades integrantes da Paróquia.

padre Francisco Pereira Borges

O padre Francisco Pereira Borges nasceu no dia 13 de novembro de 1950, na comunidade Roça Nova, zona rural do município de Picos, filho de Antônio Pereira Borges e Maria Ana do Espírito Santo. Foi ordenado diácono em dezembro de 1983 e no dia 18 de dezembro de 1984 foi ordenado padre em cerimônia realizada na Catedral de Picos. Já atuou em Paulistana, Jaicós, Bocaina e atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. Foi professor leigo e serviu ao exército. Como sacerdote, foi reitor do Seminário Menor de São José, membro do Colégio de Consultores Diocesanos, coordenador de Comunidades Eclesiais de Base, é membro da equipe de formação dos Seminaristas referencial das pastorais sociais e coordenador da Cáritas Diocesana. Sua vocação é o serviço à igreja.

Publicidade

Gregório Leal Lustosa

Gregório Leal Lustosa é natural da comunidade Malhada, município de Santa Cruz do Piauí, foi ordenado padre no dia 17 de junho de 1995, em cerimônia realizada em sua terra natal. Ao longo desses 20 anos de vida sacerdotal, atuou como pároco das Paróquias de Jaicós, de Paulistana, Picos e atualmente de Fronteiras; é fundador presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Picos, no ano de 1999; idealizador das Pastorais da Boa Ação e da Acolhida; foi condecorado como amigo da Polícia Militar; diretor espiritual do I ECC da Diocese de Picos, nessa nova etapa, em 1998, na Paróquia de Paulistana; é membro da Fundação de Apoio à Comunicação Cristã e presidente fundador da Fazenda da Esperança, casa de recuperação de dependentes químicos da Diocese de Picos.

Após receberem os Títulos, os homenageados ocuparam a tribuna da Casa para agradecer pelas homenagens recebidas. O padre Wagner Carvalho, em seu pronunciamento, afirmou ser um momento especial. “O Título que esta Casa teve a generosidade de me oferecer, muito me honra, mas, acima de tudo, me comove, pela forte simbologia que possui”, disse. Ele relembrou sua trajetória à frente da Paróquia, desafios e conquistas, e disse que o Título que recebeu não é somente dele, mas da igreja. “Este é o reconhecimento da seriedade de todo o nosso trabalho”.

Ao finalizar, o sacerdote agradeceu. “Por fim, quero agradecer. Nunca pensei que um dia receberia uma honraria tão grandiosa quanto esta. Porém, devo dizer que essa homenagem é feita são somente a mim, mas a multidão de pessoas que sonham por uma Padre Marcos melhor e que se inspiram no nosso trabalho. Agradeço aos meus amigos e amigas que ao longo da vida foram se somando, muitos deles, de perto ou de longe, que confiam e rezam por mim. A minha família de sangue, pai, mãe e irmã, sempre um porto seguro que se preocupa, acalma e protege o meu barco diante das tempestades da vida”, disse.

A vereadora Ana Meire, o vereador Antônio Francisco de Carvalho e o presidente da Câmara, vereador Roberval Conrado Lima também se pronunciaram e enalteceram as personalidades dos homenageados.

Vereador Roberval Conrado Lima, presidente da Câmara

Em entrevista, Roberval salientou que a sessão foi um momento muito importante para o Poder Legislativo Municipal, mas, sobretudo, para o município de Padre Marcos, que ganhou três novos cidadãos. “São pessoas de personalidade ilibada, que prestaram seus valiosos serviços ao nosso município como representantes da igreja de Deus, contribuindo para formação espiritual e social das famílias. Não temos dúvidas de que esta Casa fez uma justa homenagem. O município de Padre Marcos está de parabéns por ter ganhado esses novos filhos ilustres”, disse. O presidente finalizou agradecendo a todos que compareceram à solenidade.

Diversas autoridades e personalidades da sociedade civil estiveram presentes na sessão. Dentre estes, o prefeito municipal Netinho Araújo, o vice-prefeito Valdinar Silva, os vereadores Juvanir Macedo, Williams Macedo, José Bonifácio, Antônio Francisco, Ana Meire, Assis Macedo, os ex-prefeitos José de Fátima, Raimundo Vieira, o vice-prefeito de Belém do Piauí, Sherlyn Oliveira, o presidente da Câmara de Belém, Francisco Reis de Carvalho Bento, o coordenador da Ciretran, Antônio Lisboa, o médico Waldemar Neto, o contador Edivaldo Fontes, o secretário de Cultura, Soêmio, dentre outros.

Publicidade

Veja mais fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile