DESTAQUES

Descargas elétricas que atingem a Bahia podem chegar a municípios da região de Picos

Publicado

em

O Estado da Bahia está sendo castigado por chuvas intensas no últimos dias. Foram 450 mm em apenas 4 dias que atingiram as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália deixando 14 aldeias indígenas alagadas e obrigando cerca de mil pessoas deixarem suas casas.

Mais de 70 familias estão desalojadas em Ilhéus. Os três municípios situados na região sul decretaram situação de emergência.

450 raios caíram na Bahia em um período de 24 horas – das 16h do dia 23 até as 16h do dia 24 – conforme dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Na quinta e na sexta-feira da semana passada, dias 20 e 21, foram mais de 600 mil raios em todo o Estado.

Mesmo no final da temporada chuvosa, com menor intensidade, as descargas elétricas que atingem o estado baiano podem ainda chegar aos municípios da região de Picos, no centro-sul do Piauí, conforme o climatologista Werton Costa, que também é assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piaui (SEDEC-PI).

“Há possibilidades de foramção de temporais eletricamente carrgados. O fenômeno na Bahia está relacionado a temperatura muito quente no litoral mais a presença de uma frente fria que começa a se movimentar pelo sul da Bahia. Essa combinação de frente fria com litoral quente, geralmente dá algo extremo ou severo, que são esses temporais”.

Publicidade

“Como estamos mais distantes da área, uma frente fria pode chegar ao sertão e provocar chuvas com descargas, mas não em uma intensidade igual ao que acontece por lá”, explica.

Werton destaca que já há monitoramento na frente fria mais adiante para a primeira semana de maio.

Na região de Picos, raios atingiram precisamente os municípios de Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito e Francisco Santos entre os meses de janeiro a março. O fenômeno provocou sérios danos materiais nas redes elétricas de residências e chegou a matar animais. Não houve registro de pessoas feridas ou mortas atingidas por raios na região.

Outra cidade que sofreu com as descargas foi Santo Inácio do Piauí onde um ratio atingiu a torre da Primeira Igreja Batista.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Raio atinge unidade do SAMU em Monsenhor Hipólito e interrompe atendimento

Raio atinge casa e mata gado em Francisco Santos; veja vídeos

Raio cai e atinge torre de igreja evangélica lotada em Santo Inácio do Piauí

Raio atinge residência em Campo Grande do Piauí, assusta moradores e causa prejuízos

Raio atinge residência e árvore em Francisco Santos; vídeos e fotos

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile