Vera Mendes

Cuidados com a saúde marcam comemoração do Dia dos Pais em Vera Mendes

Publicado

em

Cuidados com a saúde marcaram a comemoração ao ‘Dia dos Pais’ na cidade de Vera Mendes, situada a 385 de Teresina. Sabendo que o cuidado pode prevenir ou mesmo antever problemas futuros, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a “II Ação da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem”.

Clique aqui e veja todas as fotos!

Centenas de pais da cidade e das comunidades rurais participação da ação. A abertura aconteceu no espaço de eventos da Escola Maria Vitória, com a presença do prefeito Milton Oliveira, que deu as boas vindas aos convidados. “Sejam todos bem vindos. Preparamos uma programação especial voltada para vocês, pais, dedicado a cuidar da saúde e do bem estar. Parabéns pelo seu dia e aproveitem para cuidar da saúde”, disse.

O conceituado médico Solon Reis ministrou uma palestra show com foco nos cuidados com a próstata. Especialista em urologia, Solon destacou importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, hoje, o tumor mais frequente em homens. Segundo ele, alguns hábitos saudáveis podem diminuir sua incidência, no entanto, o método mais efetivo é a detecção precoce do tumor através do exame de sangue, o PSA, e o exame físico, o toque retal.

Ainda no espaço da Escola, equipes de saúde realizaram serviços da atenção básica, como aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas contra febre amarela e hepatite B, teste de glicemia capilar, distribuição de preservativos, dentre outros.

Publicidade

Paralelo às ações de saúde, o cantor Edy Sacana animou os pais com muita música ao vivo. E como forma de estimular os homens a cuidar da saúde, o Governo Municipal premiou os homens que mais procuraram as Unidades de Saúde do município ao longo do ano, desde a realização da primeira ação.

O agricultor Expedito Zacarias dos Anjos, de 54 anos, residente na localidade Campestre, foi o homem que realizou o maior número de consultas na UBAS. Ernestino Ribeiro da Silva, de 43 anos, morador da localidade Barras, foi premiado por realizar o maior número de consultas odontológicas. Também foram presenteados José Narciso de Sousa, de 46 anos, pelo maior número de consultas com o fonoaudiólogo; Emir Rodrigues da Vera, de 60 anos, pelo maior número de consultas/atendimento de enfermagem; João Matena e Ullisses Gerônimo, por estarem com em dia com o esquema vacinal contra o tétano; e José Mendes da Silva, de 66 anos, morador da localidade Tanquinho, que estava de aniversário.

À tarde, os cuidados com a saúde aconteceram na Unidade Básica de Saúde com mais uma série atendimentos odontológico, com Frota Ramos; fonoaudiólogo, com João Paulo Coutinho; enfermagem, Ariana Alencar e josé Ronildo; nutricional e atendimento médico com Raimundo Maia e Milagros Blanco.

Noventa homens com idade superior a 50 anos realizaram o exame de próstata – ultra som e toque – com o urologista Solon Reis. Para os que encaixaram na faixa etária do exame de próstata, a Dra. Milagros Blanco solicitou a realização do exame de ultra som e PSA. Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Saúde, ao todo foram realizados 165 atendimentos.

Ao final dos atendimentos, foi promovida uma confraternização entre os pais com uma partida de futebol de salão na Quadra de Esportes Francisco Rodrigues das Graças.

Publicidade

A ação foi elogiada pelos pais. José Mendes da Silva, de 66 anos, mora na localidade Tanquinho, zona rural, e participou do evento pela segunda vez. Em poucas palavras, o aposentado elogiou a mobilização. “Melhor que isso não tem. ‘Tá’ bom demais”, disse.

Francisco Moura Santos tem 71 anos e mora no Sitio do Meio. Ele participa pela primeira vez e afirmou que estava gostando muito.

O objetivo principal, segundo a secretária de Saúde, Gardênia Silva, é aproximar, estimular o homem a romper os aspectos culturais e buscar o contato com os serviços de saúde, seja nos consultórios médicos, seja nas unidades básicas de saúde. Ainda segundo a gestora, o público masculino é resistentes à prevenção e ao auto-cuidado, e na maioria das vezes, buscam serviços de saúde tardiamente, o que requer um atenção especializada. Essa demora resulta em elevação dos custos com a saúde, aumento do sofrimento físico e emocional para si e para as suas famílias.

Mais fotos:

 

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile