Legislativo em Foco

Câmara Patos do Piauí abre o ano legislativo; veja como foi a sessão

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou neste sábado, 20, a sessão de abertura do ano legislativo de 2016, o último da atual legislatura. A sessão foi presidida pelo vereador Saulino Coelho dos Reis, do PSDB.

No primeiro, expediente os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução 001\2016, de autoria da mesa diretora da Casa, que concede o reajuste salarial de 11, 68% aos servidores efetivos do Poder Legislativo. O reajuste é extensivo aos cargos em comissão, funções gratificadas, abonos e estagiários existentes no referido Poder, que recebe até um salário mínimo.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), que manifestou a esperança por um ano melhor para o país. O parlamentar repercutiu o mutirão realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, na cidade e no povoado Cajueiro, e fez um apelo à população para se unir no combate ao mosquito transmissor de várias doenças. “Todos nós temos que fazer a nossa parte, não deixando o ambiente propício para a proliferação desse mosquito. Essa causa é de todos nós”, disse. Ele relatou que participou do mutirão em Patos e constatou que ainda existem pessoas resistindo ao trabalho dos agentes de endemias e de saúde. “Eles estão fazendo aquilo para a proteção de todos. Então, é importante que cada uma faça sua parte”.

Helinho dirigiu críticas ao Governo do Estado por conta das obras paradas no município. “Existe a promessa de serem concluídas, mas ainda não foram. E nós, gestores, vereadores, seja oposição ou situação, temos que nos unir e ir atrás, cobrar para tentar reverter essa situação”, finalizou.

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), agradeceu pelo o início de mais um ano legislativo e reafirmou seu compromisso de atuar no Legislativo para contribuir com o desenvolvimento do município. “Estamos aqui para colaborar no que for possível, aprovando os projetos que sejam para o bom desenvolvimento do nosso município”, disse. Ele também fez um apelo à população com relação ao combate ao mosquito. “Quero pedir às pessoas que abram as portas de suas casas para os agentes de endemias e de saúde. Colaborem com limpeza para que possamos todos juntos combater a dengue e as outras doenças”. O parlamentar parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa do mutirão. “Esse é um problema sério, que está se alastrando por todo o território brasileiro e precisa de muita atenção. Patos está de parabéns pela iniciativa”.

Publicidade

O vereador Adalberto Lopes (PP) afirmou estar preparado para mais um ano de trabalho no Legislativo. “Estamos para votar os projetos que vierem a benefício do nosso povo, com a mesma garra de 2015, quando aprovamos diversos projetos para crescimento do município de Patos”. Ele também falou sobre a necessidade de combater o mosquito aedes aegypti. “Quero pedir ao todos os nossos munícipes, que nos unamos nessa causa. Vamos fazer a nossa parte, porque a coisa é séria. Participei do mutirão no povoado Cajueiro e fomos bem recebidos, mas, infelizmente, encontramos larvas do mosquito. Isso mostra que temos que nos empenhar mais, estar mais atento para que não tenhamos essas doenças em nosso município”.

Francisco João da Costa, do PP, foi breve em seu pronunciamento. Ele lembrou da atuação do Legislativo no ano passado e afirmou que volta em 2016 com mais determinação para enfrentar os desafios. “Esperamos que Deus nos mande muitas chuvas e um bom inverno”.

Em seu primeiro pronunciamento, Cornélio Edmundo (PMDB) também antecipou apoio aos projetos que forem a benefício da população. Ele pediu a Deus por chuvas, frisando que as já registradas ainda não foram suficientes para a agricultura. O parlamentar salientou que este é um ano de eleições no município e pediu para que as questões políticas não sejam levadas para dentro da Casa, comprometendo o trabalho do Legislativo. “Devemos estar unidos para melhor desenvolver nosso município”, pontuou.

Wilson Vieira, do PTB, também fez um pronunciamento otimista. “Estamos aqui para iniciar mais ano de trabalho. E que este seja um ano proveitoso para nosso município e para cada um de nós, e que busquemos contribuir para o desenvolvimento do nosso município”. Ele parabenizou o município pela realização das ações de combate ao mosquito, mas criticou o serviço de coleta de lixo, que segundo ele, está deficitária. “Não sabemos mais os horários e nem os dias que o carro da coleta passa. E até deixou de passar em algumas ruas. Na margem da BR, com essa deficiência, está se tornando um local para jogar lixo”.

O vereador também destacou a iniciativa do Grupamento da Polícia Militar do município, em disponibilizar um número telefônico para contato – 89 99472 3608 – e também, pelo excelente trabalho de segurança que foi realizado no dia do encontro dos blocos. Wilson fez, ainda, um registro sobre o artesão e ecologista, Antônio Silva, que possui laços familiares na cidade de Patos, e passou pelo município na última quarta-feira, durante sua viagem de São Paulo a Picos, no Piauí, de bicicleta. “É um exemplo de cidadão, que não veio ao Piauí a passeio, mas em forma de protesto mesmo, com o objetivo de mostrar e chamar atenção para os ideais dele e melhorias da sociedade brasileira”, disse.

Publicidade

O vereador Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho (SDD), inicialmente agradeceu por estar de volta aos trabalhos na Casa Legislativa. “Só tenho a agradecer por estar presente novamente e dizer que estamos prontos para colaborar com o que for de melhor para o município, dando continuidade ao nosso trabalho, nosso projeto”. O parlamentar destacou a grande movimentação registrada no período de carnaval, em Patos. “A nossa cidade recebeu visitantes de várias cidades e até de outros Estados. Patos, hoje, é uma das cidades com o maior potencial turístico da região, e isso é positivo”, afirmou.

O presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PSDB), foi breve em suas palavras. O parlamentar apenas dirigiu agradecimento aos vereadores e à população que acompanhou a sessão, e afirmou que o município terá o apoio da Câmara Municipal na discussão de projetos que sejam bons para município. “Tenho certeza de que todos os vereadores deste município tem o mesmo pensamento, de fazer o melhor para o nosso município”, disse. Ao finalizar, Saulino também defendeu a união da população com o poder público para combater o mosquito.

Mais fotos da sessão:

 

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile