Blog do Iago

Vila Nova realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF e apresenta ações desenvolvidas; veja fotos

Published

on

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA juntamente com a comissão intersetorial do selo UNICEF promoveram na manhã do dia 16 de junho de 2016, o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado edição 2013-2016.

O evento aconteceu na U.E Luiz Ubiraci de Carvalho e contou com a presença do prefeito Arinaldo Leal, secretários municipais, vereadores, diretores e coordenadores escolares, NUCA, alunos das escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, técnicos municipais, sociedade civil e a mediadora do Selo UNICEF Maria dos Milagres.

O objetivo do 2º Fórum é apresentar os avanços do Plano de Ação atingidos após o 1º Fórum realizado no dia 31 de julho de 2014, ou seja, é o momento de compartilhar os resultados e mostrar o que de concreto aconteceu com relação às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social rumo aos objetivos do SELO UNICEF.

O fórum aconteceu em três momentos: A FEIRA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS onde foram expostas seis ações estratégicas de participação social desenvolvidas pelo nosso município, a 10ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS que almeja a consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância e, em seguida, a ASSEMBLEIA DO FÓRUM.

Tudo começou com um delicioso café da manhã coletivo. Durante a feira de ações estratégicas a sociedade civil e todos os presentes puderam ver de perto os resultados das ações desenvolvidas no município. Ogrupo AJA e o NUCA fizeram uma rica apresentação de dança com as coreografias: Carolina e Feira de Mangaio. O grupo de capoeira Ginga Nova realizou uma roda de capoeira.

Já no segundo momento, durante a assembléia do Fórum, o prefeito Arinaldo Leal fez uma avaliação do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF e destacou ações e conquistasno município: “Vila Nova tem crescido muito nos últimos anos, fomos um dos primeiros municípios a criar o Conselho Tutelar, trabalhamos muito com a ideia de investir no hoje das nossas crianças e adolescentes, pois elas precisam hoje,o futuro é consequência do presente, fazemos políticas públicas que atendem as mães e as crianças desde da gestação e durante toda a vida inteira das crianças e adolescentes, onde ofertamos exames laboratoriais e de imagem e todo acompanhamento, construímos creches que atendem crianças de 0 a 2 anos de idade, para formar cidadãos.Temos a inserção destes nos grupos culturais e esportivos, ações que evitam crianças no álcool, na violência e temos colhido bons frutos, trabalhamos a prevenção e por isso investimos em profissionais capacitados para trabalhar com nossas crianças e adolescentes.”

Ele destacou ainda que independente de ser contemplado ou não com o Selo, essas ações serão sempre realizadas porque como gestor entende sua importância do ponto de vista social, cultural, político e administrativo. ” Estamos construindo obras, como creches, escolas padrão MEC, quadra de esportes, UBAS,passarela aqui na sede que dá acesso às escolas, tudo para atender e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Independem isso do UNICEF, pois são ações que já realizávamos. Com a chegada deste, aprimoramos e organizamos as ideias. “, concluiu Arinaldo.

Janaína Cardoso, presidente do CMDCA disse que o momento pelo qual o município já vivenciou e está vivenciando até a conquista de mais um selo é importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.”Precisamos ter sonhos para alcançar nossas metas e pensando assim o município tem estabelecido metas e prioridades para alcançar o SELO que nos propõe garantir políticaspúblicas de qualidade que desenvolvem nossas crianças e adolescentes “.

Heloísa Ramos, convidada para representar o NUCA, em sua fala durante o Fórum demonstrou estar feliz com todas ações que o município desenvolve e disse ter orgulho de ser vilanovense. “Hoje aqui temos uma grandiosa mostra de ideias e ações, como adolescente falo de possibilidades que tenho na inserção em políticas públicas e ações no meio em que vivo. Garantir  a participação dos adolescentes nesses núcleos como o NUCA permitem assegurar nossos direitos e nos insere na sociedade como seres melhores, posso notar que no meu município as portas estão abertas para essas oportunidades através de uma boa gestão, e a boa execução das políticas públicas, principalmente a partir da consciência de saber ouvir os jovens e orientá-los para que não trilhem o caminho errado. Tenho orgulho de ser uma adolescente vilanovense.”, conclui Heloísa.

Após as falas a Articuladora Municipal, Marli Veloso, apresentou o Selo UNICEF, o objetivo do fórum e as ações que o município conseguiu realizar durante essa edição, das 28 ações estratégicas do UNICEF conseguimos realizar 23 destas. “O município já desenvolvia algumas dessas ações, mas o UNICEF sistematizou, permitiu que a gente trabalhasse de forma integrada, o que trouxe um avanço qualitativo nas políticas públicas e ações para as crianças e adolescentes”, destacou a mesma na sua fala.

O Jovem Jhônatas Araújo apresentou a metodologia do Fórum. A assistente social, Maria Cleide, mediou os debates das três ações escolhidas pelo público na feira que foram: Campanha por uma Infância sem Racismo, Semana do Bebê e  Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB.

Os gestores e representantes das secretarias de Saúde, Educação e NUCA apresentaram as ações realizadas no município.

A mediadora Maria dos Milagres, que representou o UNICEF, disse que o município de Vila Nova precisa ser mostrado ao mundo, precisa ser copiado pelas grandiosas ações para a criança e o adolescente que desenvolve. “Estou emocionada, parabenizo o município e agradeço pela acolhida, ao trabalho desenvolvido por todos. Vila Nova conseguiu um número bom de ações praticamente 100%. Parabenizar o município pelo zelo e pela integração. Vou contar um segredo, quando eu vinha para cá avaliar vocês recebi vários elogios, que as pessoas daqui são muito observadoras em todos os aspectos até nas vírgulas. O que vocês fazem aqui em Vila Nova, do jeito que vocês estão trabalhando, a forma, o engajamento, o trabalho de formiga, o gestor incentivando, aqui vi coisas que em outros municípios não tem ainda como o trabalho de busca ativa dos jovens. O que tem aqui é um desafio para os outros municípios, que devem aprender com vocês. Isso tem que ser mostrado para o Brasil todo, um município tão pequeno, mas com um potencial poderoso, com tanta potencialidade, tanto esforço, confesso fiquei encantada e repito esse modelo de gestão e compromisso deve ser copiado para o Brasil todo”.

Maria dos Milagres parabenizou o NUCA, pelo belíssimo trabalho realizado em Vila Nova. “Um grupo organizado, percebi o grande empenho, o grande trabalho realizado por vocês. Mesmo diante de tantas dificuldades não se deixaram desencorajar, vejo um grande compromisso e interesse. Levo daqui hoje vários ensinamentos. Estou na torcida, vim aqui fazer uma parte da pontuação, espero que o município consiga esse selo UNICEF porque desempenharam um grande papel e merecem a conquista. Parabéns.”

Após o fórum a mediadora do UNICEF visitou o CMDCA e o Conselho Tutelar para averiguação do questionário respondido pelos mesmos e enviado para a plataforma Crescendo Juntos.

Com um público recorde de mais de 500 participantes, o Fórum foi avaliado como um momento de realização para todos vilanovenses que participaram. Visto que trabalharam de forma planejada e as ações realizadas só demonstram o quanto o município melhorou a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

Veja mais imagens do evento:


Por Radialista Iago Sousa DRT 1236-PI

Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT 1294-PI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile