GERAL

Cerca de 60 jovens participam de Despertar Vocacional Diocesano

Published

on

Cerca de 60 jovens da Diocese de Picos participaram neste sábado 13 de agosto, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, de Despertar Vocacional.

A programação iniciou às 08 horas com a Celebração Eucarística. Em seguida, o Padre Edivaldo Santos fez a apresentação do tema “Vocação: dom da Misericórdia Divina”, tema sugerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para vivência e reflexão do mês vocacional.

Em suas colocações, enfatizou que vocação é um ato de amor, que leva aquele que é chamado a dar uma resposta a Deus com o intuito de estar com Ele e fazer uma experiência fundante de discernimento. Sobre o tema trabalhado o sacerdote disse: “Ser misericordioso como o Pai, é o convite que nos é feito, estar ao lado dos mais pobres, colocar-se como o próprio Deus, reconhecendo que nossa vocação nos foi dada por que o Senhor é bondoso e deu a vida para que fossemos justificados na fé”.

A partir da reflexão, os jovens se reuniram em grupos onde puderam colocar em discursão a temática discutida e as motivações que os levam a dar uma resposta concreta ao chamado que Deus faz.

O despertar foi promovido pela Pastoral de Animação Vocacional Diocesana formada por padres, religiosas, leigas consagradas, casais, jovens e leigos representantes de outras pastorais. Conforme a Ir. Naira Regina da Silva Riberio, da Congregação das Irmãs de São José de Concordia, o encontro teve o proposito de ajudar os jovens no discernimento vocacional.

Para o vocacionado Edson Júnior, da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santa Cruz do Piauí, mesmo tendo sido só uma manhã, o encontro foi muito produtivo. “Propôs-nos uma maior atenção ao chamado que Deus faz a cada ser humano quanto à sua vocação e nos motivou a sermos mais misericordiosos”.

Além de padres e religiosas o encontrou contou ainda com a presença do bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, que aproveitou o momento para expressar seu contentamento com a presença de tantos jovens que buscam seguir uma vocação específica. “Queria dizer a vocês que não pensem numa vida fácil de elevado destaque, mas uma vida de conter os outros. Espero que esse encontro seja uma motivação forte para ajudar nas decisões de cada um, porque estamos dispostos a acompanha-los”, disse.

O próximo Despertar Vocacional ficou agendado para o dia 15 de outubro, de 08 as 12 horas no Centro de Treinamento Diocesano- CTD, em Picos.

 Diocese de Picos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile