GERAL

Estudantes do PI disputam torneio internacional com app de filmes para surdos

Published

on

Um grupo de estudantes piauienses de informática desenvolveu um aplicativo com filmes e documentários destinados a pessoas surdas. O aplicativo dá ao usuário opções de legendas em Linguagem Brasileiras de Sinais (Libras) e em ‘Português simplificado’ para melhorar a compreensão do público-alvo. Visando expandir a ideia de inclusão, duas integrantes da equipe de desenvolvimento irão participar da Technovation Challenge, competição internacional de tecnologia para garotas de 10 a 18 anos de Ensino Fundamental e Médio.

Para participar da competição, as alunas tiveram um período para desenvolvimento que durou 12 semanas, de janeiro a abril. Em Maio e Junho, os jurados virtuais avaliarão os projetos e farão seleções regionais. Em agosto, os projetos que forem aprovados participarão da final mundial no Vale do Silício, pólo industrial situado na Califórnia, Estados Unidos.

Segundo a professora de Informática Evelyn Silva, a plataforma vai ter filmes e vídeos informativos que explicarão as dificuldades mais comuns que os usuários vivenciam no âmbito da percepção. “Alguns surdos não conhecem algumas conjugações verbais e preposições. Vai ser uma legenda adaptada para a realidade deles”, ressaltou Evelyn.

O estudante Raimifran Sá, portador de deficiência auditiva, testou o aplicativo e aprovou a novidade. Raimifran assistiu trechos de filmes e, comunicando-se através de Libras, contou ao Bom Dia Piauí que agora será mais fácil entender as cenas dos filmes.

De acordo com a intérprete de Libras Luania Paiva, o aplicativo é um aliado na aprendizagem da língua portuguesa pois o utilizador pode comparar os textos simples aos termos formais. “Com isso, eles podem absorver mais ainda o português”, salientou Luania.

Fonte: G1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile