Connect with us

GERAL

Seca devasta no Piauí mais de 60% da safra

Published

on

Apesar das prospecções positivas de chuva da Secretaria de Meio Ambiente no início do ano para o Piauí, o clima não cooperou e o estado pode encarar uma severa estiagem em 2016. Os prejuízos já começam a ser sentidos pelos agricultores, principalmente numa das regiões mais prósperas, o Cerrado piauiense, que já amarga a perda de 62% da produção segundo a Defesa Civil. Pelo menos 128 municípios já declararam estado de emergência por conta da seca.
De acordo com o Secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil, Hélio Isaias, os municípios mais afetados são os da região do semiárido, na região da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras. “Estamos iniciando um período muito crítico e tudo indica que teremos muita seca. Tivemos uma chuva no começo do ano, mas de lá pra cá o volume foi bem inferior ao ano passado e creio que o número [das áreas afetadas pela estiagem] deve aumentar”, destaca.
Segundo o secretário, até mesmo a região dos cerrados, que nos últimos anos havia batido recordes de produção de grãos sofre com a falta de chuvas e, somente este ano, já teve uma perda de 62% da safra. “Fizeram primeiro plantio e perderam. No segundo, perderam também. É uma queda muito grande. Rezamos para que São Pedro mande chuva”, acrescenta.
Com a seca, várias cidades estão buscando ajuda e já decretaram situação de emergência, como Picos, que enviou solicitação nesta quarta-feira à secretaria. No total, são 128 cidades que solicitaram, sendo que 10 dessas já foram atendidas pelo Governo Federal. E os números tendem a aumentar, segundo avalia o secretário: “Temos um monitor através da secretaria nacional de defesa civil e nesse mapa ela [estiagem] vem aumentando muito”, frisa.
O reconhecimento da situação de emergência é necessário para que Estado e Municípios possam solicitar apoio nas ações que visam garantir o atendimento da população afetada pela falta de água.
Agricultura familiar -A estiagem está afetando ainda a agricultura familiar. Segundo dados da Fetag- Federação dos Trabalhadores da Agricultura-, esse tipo de produção já aponta uma perda de até 90%, uma das maiores dos últimos anos. Com isso, há risco de falta de alguns produtos, como milho, na mesa dos piauienses.
Com informações do CidadeVerde.com

 

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

MAIS ACESSADAS