Belém do Piauí

BELÉM | Festival de quadrilhas e show de Chambinho do Acordeom encerram o arraiá do povoado Caboclo

Published

on

“Belarraiá do Caboclo Nordestino”, assim é denominado um grande evento cultural promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí no povoado Caboclo, populosa comunidade situada às margens da PI 243, distante cerca de 5 km da cidade, que se transforma para a festa. Milhares de pessoas do próprio município e de outras cidades da região visitam o povoado nos dois dias do evento.

Este ano, o “Belarraiá” foi realizado nos dias 8 e 9 de julho. No primeiro dia, sexta-feira, foi realizado III Festival Folclórico de Belém do Piauí, um evento de valorização da cultura popular regional.


GALERIA DE FOTOS:
Álbum do 1º dia!
Álbum do 2º dia!


No sábado, a programação foi aberta com a apresentação de uma coreografia por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social.

Em seguida, foi realizado o tradicional concurso de quadrilhas, com a participação de três grupos que apresentaram um verdadeiro show de coreografias. Segundo o corpo de jurados, a melhor apresentação foi feita pela quadrilha “Os cabas da pest”, da Escola Monte Sinai, que homenageou Lampião, o Rei do Cangaço.

Em segundo lugar ficou a quadrilha Luar do Sertão, do Centro Educacional Sebastião de Sousa, abordou o tema “Uma história cantada na voz de um homem: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”. Em terceiro lugar ficou a junina Caboclo Nordestino, da Escola Municipal Raimundo José Gomes, que trouxe o tema “Seu suor na labuta e na dança”.

Após a premiação do Festival de Quadrilhas, todas as atenções se voltaram para o palco cultural, por onde passaram três atrações artísticas. A primeira a se apresentar foi o cantor Robério Costa. Em seguida, o renomado cantor Chambinho do Acordeon, atualmente, um dos artistas que mais representa o autêntico forró, ritmo típico da região Nordeste e das festas juninas. O cantor, que tem suas origens familiares no município de Jaicós, embalou o grande público com um repertório que agradou os forrozeiros. E fechando os shows, o artista local, Joãozinho dos Teclados.

A prefeita Débora Carvalho comemorou o sucesso do evento. “Esse ano mais uma vez nós superamos as nossas expectativas e cumprimos com o objetivo, que é valorizar e manter viva a nossa cultura, que apesar de ser muito valiosa, às vezes acaba sendo esquecida, e não é isso que nós do poder público queremos em Belém, e nem a população, pois notamos que eles tem valorizado e reconhecido essa iniciativa da gestão. Além disso, outro objetivo é promover lazer e entretenimento aos moradores deste importante povoado, a toda população de Belém e, também, das cidades circunvizinhas, que vem prestigiar o nosso evento e fazer dele um dos melhores do interior do Piauí. Enfim, o Belarraiá foi sucesso em todos os aspectos, nas apresentações, nos shows e em público”, disse.


O deputado estadual Severo Neto esteve presente e falou da alegria de participar do evento por mais um ano. “É sempre uma alegria e uma satisfação visitar o município de Belém do Piauí, onde temos muitos amigos, e mais uma vez para prestigiar e participar desse grande e tradicional evento promovido pela Prefeitura Municipal, que mantém viva a nossa cultura das quadrilhas juninas, das danças, o que é muito importante para a nossa história. A gestão está de parabéns pela iniciativa de promover esse evento que tem crescido a cada. A evolução é visível. A cada ano vemos uma festa ainda mais organizada e maior envolvimento da população”, disse.

Mais fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile