Belém do Piauí

Missa e procissão encerra os festejos de São José em Belém do Piauí

Published

on

O mês de março, em Belém do Piauí, é marcado por manifestações de fé e devoção a São José. Durante dez noites, a comunidade católica se reúne para celebrar os festejos do padroeiro do município.

O encerramento do maior evento religioso do município aconteceu na noite do último sábado, 19, com a missa solene e procissão pelas ruas da cidade. A celebração foi presidida pelo padre Wagner Carvalho, e acompanhada por um grande número de devotos, dentre estes, os noitários, Casais Paroquianos (ECC), que lotaram a grande e nova Igreja.

No início da celebração, foi apresentada a nova imagem de São José.

Após a missa, a multidão saiu em caminhada pelas ruas da cidade, carregando a imagem do padroeiro e entoando cânticos. A imagem retornou à Igreja, onde o presidente da celebração realizou a bênção do Santíssimo Sacramento.

A prefeita Débora Carvalho, o vice-prefeito Sherlyn Oliveira, o presidente da Câmara, Tico Bento, o secretário de Finanças, Ademar Carvalho, o secretário de Agricultura, Luís José, os vereadores Bernardino Geraldo e Cicisso, foram algumas das autoridades que estiveram presentes na santa missa.

Ao final, o padre Wagner, pároco local, fez dirigiu agradecimentos a todos que participaram e contribuíram para a realização de mais um festejo, enfatizando a participação do Governo Municipal, que apoiou, dentre outras formas, com a pavimentou a rua ao lado da Igreja, melhorando o acesso. O padre Wagner também se despediu do festejo de Belém. Em junho, o mesmo deverá deixar a Paróquia de Santo Antônio para estudar em Roma.

Este ano, o maior evento religioso do município teve como tema “São José, instrumento da justiça e da misericórdia”. A programação teve início dia 10 de março, com a III Carreata de São José.

Tradição
Segundo conta a história, em Belém, as celebrações em homenagem a São José tiveram início no ano de 1975, antes mesmo da emancipação do município. Na época, a comunidade era denominada de Canto Alegre e pertencia ao município de Padre Marcos.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Francisco Rocha e a segunda por Missionários Combonianos. Em seguida, houve a visita da Irmã Maria, que fez o convite para formar a Comunidade Católica, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, vinculada à Diocese de Picos.

Naquela época, as celebrações eram realizadas no Grupo Escolar José de Moura Leal, tendo como primeiros dirigentes a senhora Josefa Eliza e o saudoso Francisco Luiz de Carvalho (Chico Lulu). Com o crescimento, surgiu então a necessidade de uma Igreja. Em 1981 foi iniciada a construção da mesma, concluída um ano depois.

Na manhã do dia 19 de julho de 1981 foi realizada a santa missa de bênção da Igreja, um dia marcante para a Comunidade Católica. Um grande número de pessoas recebeu a comitiva composta pelo bispo diocesano, dom Augusto Alves da Rocha, padre Cândido e padre Hermínio.

No dia 19 de março de 1986, a Igreja recebeu a imagem de São José, e a partir daquela data, todos os anos é celebrado os Festejos de São José com o novenário e realização da Missa Solene.

A comunidade continuou a crescer a primeira Igreja ficou pequena, surgindo, portanto, a necessidade de construir uma nova, ainda maior. O novo projeto foi colocado em prática e um novo templo religioso católico está sendo construído, em fase de conclusão. A cada ano a comunidade agradece pelas conquistas alcançadas. Este ano, dentre outras melhorias, a nova Igreja recebeu um moderno sistema de sonorização e pintura externa.

VEJA FOTOS:
(Mais fotos serão publicadas nesta terça-feira)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile