Curral Novo do Piauí

Diocese realiza missão grande na região de Curral Novo do Piauí

Published

on

Entre os dias 17 a 19 de junho de 2016, aconteceu em Curral Novo do Piauí, a Missão das Comunidades, onde foram visitado centenas de famílias que se encontram na zona do minério de ferro, transnordestina e campo eólico.

A Missão que neste ano foi inspirada a partir da leitura do Êxodo 3, 1-11, donde foi extraído o tema central que diz “Eu vi e ouvi, o clamor do meu povo”, tem por objetivo acompanhar as famílias que sofrem com a prospecção destes grandiosos empreendimentos, de modo que lhes sejam assegurados todos os direitos e, bem como, que não acontece abuso e exploração por parte das empresas e de outras pessoas com intuito de persuadir e impelir das famílias o direito que lhes é devido.

Nestes dias, estiveram presentes diversos sacerdotes pertencentes a Diocese de Picos, como o Padre Miguel Feitosa Pereira, Pároco da Paróquia São Simão, a qual o município de Curral Novo do Piauí faz parte. Estiveram presentes ainda, diáconos, religiosas de diversas congregações, além de um grande número de jovens missionários e todos os leigos e moradores dessas regiões.

Esta Missão é realizada pela Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí, Conferencia dos Religiosos do Brasil, Pastoral da Juventude e Rede Um Grito Pela Vida, com o apoio e incentivo da Diocese de Picos, na pessoa do Bispo Diocesano Dom Plínio José, que acompanha desde 2012 o drama de muitas famílias e comunidades dessa região, e que esteve presente durante toda a missão que aconteceu neste fim de semana.

A abertura da Missão aconteceu na sede do município de Curral Novo do Piauí, na sexta-feira 17, onde todos saíram em caminhada da parede do açude na entrada da cidade até a Igreja de São Francisco de Assis, no centro. Ainda nessa sexta-feira, após a Santa Missa, foram distribuídos e enviados todos os missionários às mais diversas comunidades, onde aconteceu a missão de casa em casa.

Durante o sábado 18, Dom Plinio José além de se reunir com conselhos comunitários e realizar visitas aos idosos da região do Baixio dos Belos, o Bispo da Diocese de Picos celebrou a Santa Missa de abertura dos festejos da Comunidade Palestina, onde fica localizada uma área em processo de tombamento pelo IPHAN e nela está contida a Capela dedicada a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e construída há cerca de 100 (cem) anos atrás pelos primeiros moradores desta região.

Durante a sua homilia, Dom Plinio motivou a todos os ressentes da necessidade do povo permanecer sempre unido, preservando o seu patrimônio mas, também, lutando em defesa de seus direitos. A partir das leituras propostas na liturgia do dia, Dom Plinio falou sobre o cuidado que se deve ter com aquilo que pertence a Deus, “Não dá para servir a Deus e ao dinheiro, não dá para fazer as duas coisas” enfatizou.

No domingo 19, todos os missionários envolvidos nesta missão, juntamente com as comunidades, se reuniram as margens da ferrovia Transnordestina, há aproximadamente 2 km do Povoado Baixio dos Belos, de onde iniciou uma grande procissão até o povoado que fica entre a ferrovia e a zona do minério de ferro, no município de Curral Novo do Piauí.

Durante a procissão, além de cartazes, todos se uniram para cantar aquilo que eles defendem, que são seus direitos. Com o refrão canção intitulada ‘Aqui é nosso chão’, escrita por Gregório Borges, o povo expressava com altivez “Xô, xô, mineração, deixe em paz a nossa vida, aqui é nosso chão”.

Esse sentimento é visível entre todos os moradores das comunidades afetadas pela mineração, uma vez que a grande maioria, senão todos, sofreram algum tipo de repressão e ameaça, além de se encontrarem numa situação em que muitos, que nasceram, cresceram e criaram seus filhos e netos nessa região, se via na condição de ter que sair de suas casas e tentarem se readaptar em realidades completamente opostas as que muitos viveram e vivem até os dias atuais.

A luta dessas famílias não se resume a permanência em suas casas, mas também pela preservação do meio ambiente, para que seus direitos sejam resguardados, e para que o progresso chegue em consonância com o bem estar de todos.

Ao final da procissão, aconteceu na Capela da Comunidade Baixio dos Belos a Santa Missa de encerramento desta missão, onde, na oportunidade, milhares de pessoas puderam acompanhar pela Rádio Educativa Cultura de Picos, bem como ouvir diversos relatos e compreenderem um pouco mais daquilo que se passa nessa região.

 

Com informações da Missão Ave Maria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile