Jaicós

Artesão que viaja de São Paulo ao Piauí de bicicleta passa por Jaicós e conta sua história. Veja!

Published

on

O artista e artesão Antônio José Silva, de 51 anos, mais conhecido como Piauí, está viajando de São Paulo até sua cidade natal, Picos, no Piauí, de bicicleta. Nesta quinta-feira, 18, próximo do seu destino final, ele passou pela centenária cidade de Jaicós.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, ele falou sobre o objetivo e desafios da viagem. Ele saiu de São Paulo dia 5 de janeiro. Até Picos, serão mais de 2.400 km percorridos. Durante a viagem, o artista vem registrando as experiências vivenciadas nas estradas brasileiras e publicando em uma página no Facebook, denominada “Relatos do Piauí”.

Clique aqui e veja a página!

Ele relatou que seu dia começa logo cedo, por volta das 5h da manhã. “Geralmente acordo as cinco da manhã e viajo até o escurecer. Outras vezes viajo só  até meio dia. Minha meta diária é percorrer uns 70 km por dia”, disse. O viajante chegou a Jaicós por volta das 11h. Um dos locais escolhidos por ele para visitar foi a Igreja Matriz, um prédio tomado como patrimônio histórico do Piauí.  “Minha avó e meu avô nasceram aqui em Jaicós. Sei que tenho familiares aqui, mas eu não conheço ninguém, pois comecei a viajar com 14 anos de idade e moro em são Paulo há 15 anos”.

Segundo Antônio Silva, o objetivo da viagem é mostrar um Brasil que a maioria não conhece. “Vi muitas coisas nessas estradas… pessoas precisando de médico, crianças em pau de arara indo para as escolas. Teve muita coisa que me chocou. Por exemplo, a questão dos jegues mortos na beira da o asfalto. É um crime ambiental aos olhos de todos, mas ninguém enxerga. Encontrei vários nordestinos voltando de pé para sua terra. Gente que perdeu o emprego em São Paulo e não tinha dinheiro nem para comprar a passagem e voltar pra casa”, contou o viajante.

Ainda segundo ele, o programa Bolsa Família, tão criticado na região Sul do país, é o único meio de sustento de muitas famílias no Nordeste. “Tem muita gente que não conhece a realidade falando besteira. Eu queria que as pessoas que criticam o Bolsa Família criticasse o bolsa palitó que muitos parlamentares recebe. Passei em casa de gente que quando recebe o dinheiro do Bolsa Família compra arroz feijão e farinha, que não passou fome no tempo da seca por causa desse pouco dinheiro”.

Perguntado sobre os gastos com a viagem, ele afirmou que saiu de são Paulo sem dinheiro. “Eu coloquei uma placa na minha bicicleta, colabore com a minha viajem, e tenho recebido ajuda por onde passo. Ajuda não é só em dinheiro. Colaborar com minha viajem é chegar cansado em um posto de gasolina e deixar eu dormir ali, é me oferecer um copo de água, uma simples conversa. Muita gente mim ajudou. Não passei fome nenhum dia, inclusive, paguei comida pra muita gente na estrada”.

O maior desafio da viagem, segundo relatou, foi no estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Eu viajei uns 15 duas debaixo de chuva e muitas vezes tive que dormir molhado porque não tinha roupa para vestir. Em Juazeiro da Bahia, quando entrei na cidade, eu estava no acostamento quando uma moto saiu do meio dos carros e entrou no meio do acostamento para cortar o trânsito, bateu em mim e me jogou longe, mas nem teve nada comigo, nem com bicicleta”.

Depois da conversa, Antônio Silva almoçou, descansou por algumas horas e por volta das 15h seguiu sua viagem rumo a Picos. Pretendia dormir na estrada e retomar logo cedo para chegar em Picos antes do meio dia de hoje.

Antônio Silva é casado, pai de duas filhas adolescentes e já percorreu todos os estados brasileiros comercializando seu artesanato. É muito conhecido em São Paulo. Virou destaque na Avenida Paulista depois de ter uma obra de arte, “Monumento das Bitucas”, exposta numa das principais avenidas da maior cidade do Brasil. Piauí também é famoso pela sua participação e engajamento em movimentos sociais.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile