MUNICÍPIOS

Mais de 60% dos prefeitos já atrasam os salários no Piauí

Published

on

Mais de 60% dos municípios piauienses estão atrasando o pagamento de salários dos servidores e de fornecedores por conta da queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Isso representa em torno de 130 dos 224 municípios piauienses.

A informação é da própria APPM (Associação Piauiense de Municípios). No final de março, havia prefeituras devendo até dois meses de salários. Os prefeitos estavam esperando cair a primeira parcela do FPM de abril, no dia 1º, para ver se colocavam os pagamentos em dia.

Segundo a APPM, as quedas acumuladas este ano chegam a algo em torno de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa pelo menos R$ 40 milhões a menos nas contas dos municípios menores, 0.6, que são os mais afetados. O presidente da APPM, Arinaldo Leal, diz que além da queda nos repasses do FPM, a crise é agravada pelos programas sociais do Governo Federal, cuja execução é passada para os municípios, mas sem a correspondente contrapartida financeira.
O aumento dos salários dos professores e de outras categorias também ajudou a piorar a situação. Como o piso do magistério é nacional, os municípios são obrigados por lei a repassar o aumento, que foi de 11,36% em janeiro. Segundo Arinaldo Leal, a grande maioria dos prefeitos tem que complementar os recursos para pagamento de professores e despesas da educação, que não são cobertas pelos repasses do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de Valorização do Magistério).

 

 

Fonte: Diário do Povo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile