NOTÍCIA DESTAQUE

Nucepe esclarece redução no número de classificados no concurso da PM

Publicado

em

Um decreto governamental coloca que só pode ser classificado em concurso público no máximo o dobro de vagas oferecidas no certame. A medida prevê que ao longo do processo os candidatos reprovados em algumas fases sejam substituídos por outros classificados.  A exemplo disso tem o Concurso da Policia Militar do Piauí que, em sua quarta fase, só tem 364 candidatos aptos a concorrer a próxima etapa. Isso quer dizer que vai sobrar vagas, pois o Estado ofereceu 400 vagas iniciais.  Na época, o concurso classificou 480 candidatos.

A relação entre vagas, fases, candidatos classificados e aptos foi questionada pelo Ministério Público Estadual, pois deveria haver uma divulgação do número de candidatos a mais, além do número de vagas previstas.

Em resposta a esse questionamento, o presidente do Núcleo de Promoções e Eventos da Uespi (Nucepe), Pedro Soares Junior, esclareceu que o “contratante, no caso a Polícia Militar do Piauí, que faz o edital, estabelece quantos candidatos eles querem além do número de vagas”.

“Um concurso com várias etapas pressupõe que o candidato treine, por exemplo, pois temos uma etapa física que reprova bastante. Então, além de se preparar para a prova, o candidato precisa se preparar para os treinos e, com isso, evitar a reprovação. Tivemos cerca de 90 reprovações neste concurso”, acrescentou Pedro.

Isso quer dizer que ao final das etapas o número de candidatos aptos será inferior ao número de candidatos oferecidas no certame.

Publicidade

Sobre uma possível redução no número de 364 aptos a entrar efetivamente na corporação, Pedro disse que, até o momento, falta sair o resultado do teste psicológico, mas que a partir de agora as perdas serão menores.  Outra fase é a de investigação social.

Sobre o sobra de vagas, o presidente da Nucepe ressaltou que essa é uma discussão a ser no âmbito da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Administração “porque é uma decisão de governo”.  Para ele, é complicado, pois se for chamado novos classificados vai acarretar em mais gastos para a realização das etapas anteriores que já foram aplicadas.

Fonte: Cidade Verde

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile