DESTAQUES

Prefeito eleito em Jaicós concede entrevista e fala sobre seus planos para o município. Veja!

Publicado

em

O prefeito eleito no município de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), como é popularmente conhecido, concedeu, neste domingo (16), uma entrevista na Rádio Clube FM, onde falou sobre seus planos à frente da administração municipal.

NOTÍCIA RELACIONADA:
–  JAICÓS | Neném de Edite vence as eleições, derruba monopólio político e entra para a história

A entrevista foi conduzida pelo radialista Gean Carvalho e contou com a participação de outros dois radialistas, Jairton Sávio, Dolietson César e do coordenador da campanha, Zé Acelino da Silva.

Ao abrir a entrevista, o radialista Gean Carvalho questionou como o prefeito eleito Neném recebeu a notícia da sua vitória com uma votação expressiva.

“Recebi com muito carinho e naturalidade, diante do trabalho que realizamos ao longo destes anos. Aproveito a oportunidade que a Clube FM está nos dando para agradecer a cada jaicoense, tanto da zona urbana, como da zona rural, pelo voto de confiança depositado em mim e no vice-prefeito Branco Rodrigues”, agradeceu Neném.

Publicidade

Outro ponto que foi abordado durante a entrevista foi a transição administrativa, onde o prefeito eleito Neném de Edite disse que a equipe já foi designada.

“Foi formada uma equipe de seis pessoas, incluindo o coordenador, onde essa equipe dialogará, irá se inteirar com uma equipe nomeada pela prefeita, sobre a situação geral do município em cada setor. Além dos seis membros, outras pessoas serão nomeadas também, e se juntarão aos demais membros da equipe de transição, com o intuito de colher o maior número de informações sobre a administração”, adiantou Neném.

Respondendo à pergunta do radialista Gean Carvalho, sobre prioridade administrativa, Neném foi enfático:

“A reorganização do município. Jaicós precisa se reorganizar. A gestão pública precisa está organizada para melhor conduzir as ações administrativas que serão implementadas. O gestor precisa estar organizado e ciente para trabalhar melhor na Saúde, na Educação e nos demais setores”, apontou.

O radialista Jairton Sávio questionou o prefeito eleito Neném de Edite, se a sua gestão, logo que assumisse a prefeitura, pretendia realizar uma auditoria. Neném acenou que sim.

Publicidade

“Esse desejo em realizar uma auditoria não e só meu, mas sim da maioria dos jaicoenses. A Prefeitura de Jaicós é uma verdadeira ‘caixa preta’. Durante todo esse tempo, entra gestor e sai gestor e a população não tem o conhecimento concreto do que de fato acontece nestas administrações. Com essa mudança feita pela população, escolhendo a mim como prefeito e o Branco como vice, uma gestão nova, totalmente diferente das outras, é uma demonstração que o povo quer e merece saber da verdade sobre o que ocorreu ao longo dos anos na prefeitura, e nós vamos proporcionar isso para toda essa gente. Vamos ser transparente, mostrar a realidade como nunca foi mostrada”, afirmou.

Neném aproveitou a oportunidade para dizer que atual gestão está paralisada “Os serviços básicos do município estão parados. Logo após a eleição a prefeita exonerou todo mundo, secretários, coordenadores. Com isso, o município poderá ter uma perda incalculável. Um exemplo é na Assistência Social. Tá faltando funcionários para alimentar o sistema do Bolsa Família. Até o mês de dezembro 1.015 pessoas precisam atualizar o cadastro, se não foi feito, perderão seus benefícios” e acrescentou “A atual gestão só acaba no dia 31 de dezembro. É inadmissível que a coleta de lixo também esteja parada. Lixo nas calçadas, no meio da rua”.

Neném de Edite também respondeu sobre qual será seu relacionamento com a Câmara Municipal:

“Primeiro quero parabenizar a todos os vereadores e vereadoras eleitos, eleitas, não só da nossa coligação, mas a todos e, dizer que da minha parte não haverá dificuldade de relacionamento. A câmara e seus vereadores são parte integrante do nosso sistema político. A fase da disputa política já passou; o pensamento agora é um só, é Jacós, o desenvolvimento de Jaicós, a melhoria do município de Jaicós. Isso é o que importante daqui para frente. Por isso, o diálogo sempre vai estar aberto com todos os vereadores, vereadoras. Quero trabalhar com harmonia, parceria. Assim sendo, que ganha é Jaicós”, disse.

Indagado sobre a formação do secretariado, o prefeito eleito neném de Edite disse que ainda é cedo.

Publicidade

“Estamos finalizando nossas prestações de contas de campanha, iniciando a transição administrativa, portanto, não temos nenhum nome definido para compor o secretariado. Temos até o dia 1º de janeiro para definir e definiremos seguindo o exemplo da nossa eleição, com mudança. Formaremos um secretariado com critérios políticos, mas com critérios técnicos também. Pessoas competentes, responsáveis e que correspondam aos anseios do nosso povo, até porque, irei cobrar desse secretariado, resultado” enfatizou.

Neném disse que além do secretariado, contará com o apoio do governador Wellington Dias, dos deputados federais: Júlio César, Heráclito Fortes e Atila Lira, e também dos deputados estaduais, Georgiano Neto e Firmino Paulo “Com essa soma de apoio, iremos procurar fazer uma gestão diferenciada, com trabalho, atitude, coragem e transparência”.

Neném enfatizou para a população jaicoense, que no primeiro momento é preciso calma e paciência “Estamos tomando pé da situação, nos informando sobre o funcionamento da máquina administrativa. As coisas começam é de baixo para acima, não de cima para baixo. Na medida do possível, tudo vai se encaixando no seu devido lugar. Não serei prefeito de apenas 4.322 eleitores, mas de quase 20 mil habitantes. Não irei trabalhar com perseguição, com marcação. Serei um prefeito aberto, do diálogo”, disse.

O radialista Dolietson César discorreu sobre a situação econômica do país, a contenção de gastos no setor público, a estiagem na Região Nordeste, em específico o Piauí e questionou o emocional do prefeito eleito Neném de Edite para enfrentar os problemas do município:

“Estou tranquilo e ciente da responsabilidade que me foi confiada pelo povo de Jaicós. Estou com os pés no chão e focado na gestão do município. Vamos formar uma equipe que vai gerar resultados. Tenho uma preocupação em especial com a Saúde de Jaicós, com o Hospital Florisa Silva, estendido à Educação do município, base do nosso desenvolvimento, enfim todos os setores. Mas, chamo a atenção para uma de nossas bandeiras: o abastecimento de água. Esse problema não está resolvido. Choveu, entrou um pouco de água no Açude Tiririca, mas se não chover, vai secar. A solução é a Adutora do Poço de Marruá em Patos. O projeto já está pronto, tem um custo de 24 milhões, nós estamos acompanhando, através do nosso deputado Georgiano e o Governo do Estado está viabilizando os recursos via Banco Mundial. Esperamos que seja viabilizado logo, resolvendo assim em definitivo o abastecimento de água da cidade de Jaicós”.

Publicidade

O prefeito eleito finalizou a pergunta, dizendo que fez a reivindicação de duas ambulâncias para o município, e mesmo que não venham as duas, uma está assegurada.

O ex-vereador e coordenador da campanha vitoriosa de Neném e Branco, Zé Acelino, relatou que logo que chegou ao grupo foi surpreendido com a organização da conjuntura do partido, em especial o Plano de Governo da coligação: frente de libertação de Jaicós, formado a partir da elaboração de profissionais de cada área. Adiante, Zé Acelino questionou sobre um grande problema que afeta todos os gestores, a procura por empregos.

Sereno, Neném pediu paciência mais uma vez ao povo jaicoense “Sabemos que hoje o quadro de funcionários do município é muito grande. Mas, sabemos também a carência de profissonais em todos os setores da gestão. Peço apenas paciência aos amigos, profissionais e digo que o preenchimento do quadro de prestadores de serviço e de cargos de confiança, que a sua formação não será feita no primeiro momento, pois não quero cometer o erro que gestores passados cometeram. Empregar hoje e ter que demitir amanhã. Acho melhor sentar, avaliar a situação do município, ver a folha de pagamento e choque que poderá causar ao admitir novos funcionários. O que pode ser e o que não pode ser, juridicamente falando”.

Neném acrescentou que não quer repetir os mesmos erros de gestões passadas, onde o administrador empregava, depois demitia e o funcionário entrava na Justiça do Trabalho, gerando débito e precatórios para o município.

A última pergunta da entrevista foi à cerca da publicação de um edital de licitação, logo após a eleição, para a realização de um Concurso Público da Prefeitura de Jaicós para o provimento de 114 vagas, fato que surpreendeu toda a população.

Publicidade

Neném também questionou: “Por que esse concurso não foi realizado em 2015, 2014, 2015 ou até mesmo antes da eleição?! O estranho é que logo após a eleição,  exonera todos os funcionários prestadores de serviço do município, com a justificativa de contenção de gastos e lança um edital para a escolha de uma empresa para realização do concurso, no valor de R$ 140.000,00 (Cento e Quarenta Mil Reias). Como não pode pagar a folha de pagamento, teve que demitir e contrata uma empresa por R$ 140 mil reias, no apagar das luzes da sua gestão?”, questionou.

Neném alertou para a realização de concurso no apagar das luzes de uma administração “Poderá vir a ser um jogo de cartas marcadas, com empresa já previamente vencedora. É um alerta à população. Temos que ficar atentos, acionar os órgãos fiscalizadores, Justiça, Ministério Público, para que o povo não seja enganado”.

Neném finalizou dizendo que não é contra concurso público, desde que seja transparente e responsável.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile