DESTAQUES

PADRE MARCOS | Município nega que dengue tenha causado morte e fala sobre ações de combate ao mosquito

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana uma Nota de Esclarecimento onde nega que a dengue tenha sido a causa da morte de um idoso. A Nota informa, ainda, que vários casos sob suspeita foram realizados o exame, e até o momento, nenhum foi confirmado.

Veja a Nota:

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através de sua Secretaria de Saúde, vem através desta, esclarecer sobre comentários de que havia neste município a ocorrência de óbito causada por dengue, chikungunha ou zika vírus, doenças transmissíveis através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

O esclarecimento dar-se, com base na Declaração de Óbito (DO) do senhor G.V.S, de 90 anos de idade, residente no residencial José Jubelino de Macedo, bairro desta cidade, na qual encontra-se o registro da Causa da Morte por Gastroenterite, ocasionada por Desidratação Grave e Choque Hipovolêmico, o óbito ao qual houve comentários e postagens nas redes sociais, em páginas do Facebook e grupos de conversas no WhatsApp.

Por sentir-se na obrigação de investigar o acontecimento, esta Secretaria vem a público prestar esclarecimentos e lamentar tais comentários, uma vez que, ditos sem embasamentos ou documentos, servem apenas para denegrir a imagem do nosso município.

Publicidade

É de nosso conhecimento e de conhecimento de toda a população deste município que estamos vivendo um surto de casos suspeitos de dengue, mas, todo os casos estão sendo analisados e até o momento não nenhum foi confirmado através da Sorologia, exame que comprova a existência da doença, e nem notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN).

Esta Secretaria encontra-se disponível a esclarecimentos para a população e demais interessados.

Padre Marcos –PI, 11 de abril de 2016.

Jozélia Maurícia  Macedo Carvalho, secretária municipal de Saúde

Netinho Araújo, prefeito de Padre Marcos

A Prefeitura Municipal, através do prefeito Lucinete Macedo Araújo, também se manifestou sobre o caso. O gestor elencou as medidas adotadas e as ações que vem sendo realizadas no município no combate ao mosquito Aedes Aegypti, através do PNEM-PI, Programa Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Piauí.

Publicidade

As ações foram intensificadas a partir do mês de janeiro, com o reforço das visitas domiciliares. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas 2.141 visitas. Em 419 residências foram encontrados focos.

Também no mês de fevereiro de 2016, ocorreu a mobilização dos profissionais da área da Saúde – agentes de saúde e de endemias, enfermeiros, coordenação da Estratégia de Saúde da Família – e no dia 25 do mesmo mês, foi realizado o Dia D de Mobilização e Combate à Dengue, com passeatas de conscientização, coletas de lixo, distribuição de panfletos informativos de cuidados no combate ao mosquito, e palestras educativas.

NOTÍCIA RELACIONADA:
Secretária de Saúde de Padre Marcos realiza mutirão de combate a dengue

Outra importante medida adotada foi a mudança no modelo de coleta de lixo na área urbana, com a retirada de tambores coletores de lixo e a intensificação da coleta. No Centro, por exemplo, o caminhão caçamba passou a recolher as sacolas com lixo duas vezes por dia. Foi observado melhorias. A Prefeitura reiterou a importância da colaboração da população com relação aos horários de coleta, evitando, assim, que o lixo fique espalhado após a passagem do caminhão coletor.

No mês de março foi realizado o segundo ciclo de visitações domiciliares, onde os agentes percorreram 1.635 residências, nas quais, 327 foram encontrados focos.

Publicidade

No mês de abril, no dia 5, representantes da Secretaria Municipal de Saúde participara de uma reunião com a equipe do Núcleo Regional de Saúde de Fronteiras, com o objetivo de discutir e analisar os relatórios do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia/Piauí – PNEM/PI, fazendo observação dos dados dos dois ciclos de visitações.

A partir dos dados obtidos nas visitas, que revelam que a maior incidência de criadouros ainda é dentro das casas da sede do município, a Secretaria de Saúde tem deslocado os agentes de vigilância epidemiológica para os locais onde foram constatados possíveis criadouros.

Esta semana, o município entrou em contato com o Laboratório Central do Piauí – LACEN-PI, e vai realizar a coleta de sangue nos pacientes com suspeita de contaminação, e enviar para Teresina para ser realizada sorologia e posterior amostragem da comprovação das doenças.

Ainda no mês abril, a Secretaria de Saúde deu início ao terceiro ciclo de visitas domiciliares. Segundo dados do PNEM-PI, até o dia último 08, os agentes de endemia já haviam visitado 920 residências, localizando focos em 292 destas. O município está iniciando também as visitas aos Prédios Públicos Municipais, e providenciando a limpeza dos Terrenos Baldios (TB) na sede do município.

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile