Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Secretaria de Agricultura promove curso e incentiva produtores rurais a cultivar mudas de caju

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o  SENAR  realizou um curso sobre  enxertia de mudas de caju, visando incentivar os agricultores para ampliar e fomentar a produção da cajucultura no município.

O curso que capacitou os agricultores familiares para produção e plantio de mudas de caju, aconteceu na localidade Cacimbinha, zona rural do município e  teve a duração de três dias, dividido em dois módulos, teoria e prática.

O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR, o  engenheiro agrônomo Ricardo Monteiro.  “Durante o curso foram trabalhados sobre o histórico da cajultura no Brasil e no mundo, a fruticultura e as técnicas de enxertia, onde desenvolvemos na prática, quais tipos de materiais devem ser coletados de acordo com as variedades, coleta de materiais no campo para treinamento da enxertia propriamente dita e feitas a enxertia em mudas  já preparadas para recebe-la, então certamente os  participantes do curso aprenderam as técnicas, para que eles não dependam mais de terceiros para produzirem as mudas. O lema do SENAR é aprender fazendo, então realizamos experimentações e com prática os agricultores vão fazer o manuseio cada vez melhor”, disse.

O secretário de Agricultura de Geminiano, Edmundo Sousa, disse que o curso faz parte das ações que vem sendo desenvolvidas pela pasta.  “Na verdade, o curso é a continuidade do trabalho que já vem sendo feito. A secretaria com a assessoria do prefeito Erculano, vem trabalhando para desenvolver e fomentar a agricultura familiar de Geminiano e dentro desse contexto, resolvemos criar um banco de sementes, que primeiro será com as mudas de caju e posteriormente, com mudas de macaxeira, mandioca, milho feijão e palma, que serão cultivadas em um espaço comunitário, então para isso, precisamos de pessoas capacitadas para fazer a enxertia desses produtos, por isso fizemos parceria com o SEBRAE e SENAR para promover o curso de enxertia de mudas de caju, onde nossos agricultores receberão um treinamento, para que eles mesmos venham a fazer a enxertia das mudas, motivando nossos produtores para ampliar a sua produção”, disse.

Segundo o secretário, com a criação do viveiro municipal, somente as mudas de caju, equivale a 20 hectares plantadas.  “Queremos distribuir  20 mil mudas de caju, e posteriormente mil metros quadrados de mudas de mandioca, macaxeira,  milho e palma e 2 mil de feijão, tudo isso será canalizado para nosso agricultor e a gente tem ainda a proposta de dentro desse espaço comunitário, colocar um tanque de peixe”, informou.

Publicidade

O gestor da pasta reforçou que as ações serão contínuas, e que outros cursos serão ofertados para os agricultores.  “Já tratamos com o SENAR para fazer um curso para apicultura, onde já temos um projeto encaminhado para essa área e assim  ser feito um treinamento para pessoas incluídas no projeto que serão contempladas com colmeias. Essa necessidade existe em toda comunidade que tem a agricultura como base, e o diferencial em Geminiano é que  tem um corpo técnico dentro da área que enxerga as dificuldade e aponta  as soluções dos problemas, então Geminiano está no caminho certo, e por isso, agradecemos ao prefeito Erculano, porque nada disso seria possível, se não houvesse o aval dele, então nosso município está de parabéns por abraçar nossos agricultores”, disse.

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, que esteve presente na realização do curso, disse que a gestão municipal seguirá dando todo suporte para que os agricultores possam ampliar e fomentar a sua produção.  “Temos uma gama de projetos e ações para beneficiar nossos agricultores, onde nosso objetivo é potencializar a agricultura familiar do município”, frisou o gestor.

O engenheiro agrônomo de Geminiano, Juliano Moura, destacou o apoio da gestão municipal nas ações realizadas. “Todas as solicitações que estão sendo feitas para fomentar a agricultura familiar do município, o prefeito Erculano está dando todo suporte, ele também é da agricultura familiar e  entendo os anseios do produtor, assim como nosso secretário de agricultura, Edmundo, que é um grande agricultor no munícipio, a ex-secretária, Eufrásia, enfim os que fazem a Secretaria de Agricultura sabem as dificuldades da agricultura familiar e isso ajuda no momento do planejamento, do que fazer e quando fazer, então temos feito planejamento,  é  pontuo que nenhuma ação que está sendo feita dentro da pasta, é algo isolado, são ações conjuntas que visam melhorar todo um contexto nas principais cadeias do munícipio”, disse.

Ele ainda informou que está sendo feito um levantamento sobre toda a produção no município. “Estamos fazendo um levantamento em  todo município para saber de fato sobre a produção, quais os potenciais e de maneira inicial, vimos que a cajucultura e a apicultura são os dois pontos fortes na agricultura do município, então inicialmente estamos trabalhando nessas áreas. E serão realizados cursos e capacitações na área da apicultura, a qual estamos pleiteando junto ao governo do estado a distribuição de melgueiras e colmeias para ampliar a produção” explicou.

O engenheiro agrônomo disse que Geminiano é um dos municípios da macrorregião com maior produção de caju. “Com o levantamento mostraremos quão forte é a produção de caju no município, que engloba desde a produção de mudas de viveiro á própria a produção pelos produtores da região, então dentro do polo da macrorregião de Picos, Geminiano é uma estrela na área da cajucultura e queremos melhorar a produção, e o ponta pé inicial  é a criação do viveiro municipal, em que a gente pretende distribuir essas mudas de caju para ampliar a produção com mudas de qualidade, produzidas em nosso munícipio pelo nossos produtores”, pontou.

Publicidade

Ainda de acordo com ele, a gestão buscou parcerias para realizar capacitações com os órgãos como SEBRAE, SENAR, EMATER e o governo do estado para capacitar os agricultores para que eles possam ampliar e melhorar sua produção. “É necessário capacitar nossos produtores para que possam sair daquela mesmice, não adianta mais produzir como antigamente, os fatores climáticos são diferentes, a forma de produção também, então só conseguimos mudar isso e inovar com conhecimento, por isso que estamos promovendo esse curso. E o objetivo é esse desenvolver a agricultura familiar, fomentar nossos produtores e mostrar que Geminiano tem potencialidades  e será destaque no estado na área  da cajucultura”, afirmou.

A técnica da Secretaria de Agricultura, Eufrásia Nascimento,  agradeceu pela participação de todos. “Agradecer pela participação dos agricultores, por abraçarem essa grande oportunidade, estaremos implantando um viveiro de mudas e precisará de pessoas capacitadas, por isso  estão de parabéns pela iniciativa de participar do curso para adquirirem novos conhecimentos”, frisou.

Roque Gonçaves Filho, que também faz parte da equipe que compõem a pasta, se colocou a disposição para colaborar no que for preciso e desejou que os agricultores façam bom proveito do curso, bem como repassem o que apreenderam adiante. “Repassar o conhecimento é importante para multiplicar as boas práticas e assim melhorar cada vez mais a agricultura familiar de nosso município”, ressaltou.

 

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS