Connect with us

GERAL

Técnico de enfermagem salva bebê de 9 meses engasgado com saliva no Piauí

Publicado

em

O técnico de enfermagem Josean Frota, que trabalha no Hospital do Monte Castelo, exclusivo para atendimento Covid, na Zona Sul de Teresina, salvou o pequeno Ângelo Micael, de 9 meses, engasgado com saliva. O atendimento aconteceu de forma emergencial, no estacionamento da unidade de saúde, na quarta-feira (23).

Segundo o servidor público, cada segundo foi fundamental para salvar a vida do bebê.

“Foi tudo muito rápido, cerca de 20 minutos todo o atendimento. Quando o carro chegou no hospital, eu estava aqui na frente e fui orientar para um possível desavisado que só atendia casos de Covid-19. Mas quando eu cheguei perto, vi o bebê no colo dela meio roxinho, e a mulher chorando, pedindo ajuda. Então eu peguei ele e foi tudo muito rápido”, lembrou Josean.

Pequeno Ângelo Micael com o técnico de enfermagem Josean Frota — Foto: Arquivo pessoal

O técnico de enfermagem contou ao g1 que pegou Ângelo no colo, colocou ele inclinado de cabeça para baixo e fez movimentos de empurrão nas costas do bebê. Foi quando o pequeno desengasgou e começou a chorar.

Josean informou que após esse rápido atendimento, encaminhou a criança ao clínico geral do hospital, pois o bebê estava com febre de 39°C. Depois de tomar uma medicação para baixar a febre, Ângelo foi levado para a Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí para atendimento pediátrico.

Ângelo com a equipe médica do Hospital do Monte Castelo, em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Ângelo com a equipe médica do Hospital do Monte Castelo, em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Pedido de socorro

Publicidade

Laíssa Andressa, mãe da criança, explicou que Ângelo estava dormindo quando notou que ele estava comprimindo a barriga e apertando as mãozinhas. Ela logo pensou que o menino pudesse estar tendo uma convulsão durante o sono.

O avô materno do bebê, Cledilson Pereira, destacou que toda a ação para salvar Ângelo, antes mesmo de chegar ao hospital, foi muito rápido. Ele mora na mesma rua que a filha Laíssa, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina.

“Quando vi minha filha me chamando e vindo em minha direção nervosa, pedindo pra eu ajudar meu neto. Graças a Deus, o homem que vende frutas estava conversando comigo na porta e nos ajudou a levar ela ao hospital mais próximo”, explicou o avô.

Ao chegar no hospital e receber os primeiros-socorros, disseram para a mãe que se tratava de um engasgo. Cledilson disse ao g1 que embora todo o atendimento tenha sido muito rápido e em questão de hora sua filha e neto estavam reunidos em casa, os minutos vividos pela família foram angustiantes.

“Graças a Deus ele só ficou um pouco febril, normal para a idade já que está nascendo dente. Agora estamos todos mais calmos, aliviados. Agradecemos muito a Deus por ele ter dado saúde pro nosso neto, porque a gente passa por uma situação dessa e é um desespero e tanto”, disse emocionado.

Publicidade

Fonte G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS