Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeito GD participa de podcast e compartilha ações e projetos da gestão em Jacobina

Publicado

em

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, participou neste domingo, 02 de abril, dentro do programa Cidadania Ativa, do Podcast Cidadania do Amanhã, transmitido pela Rádio Ingazeira AM, de Paulistana, e pelo canal no Youtube, apresentado pelo vereador Osvaldo da Abelha Branca e o engenheiro Francisco Júnior.

No bate-papo, GD, de início, contou um pouco de sua história e como ingressou na política. “Sempre morei em Jacobina e desde criança, tinha um sonho de querer administrar a cidade e fazer algo de bom pelo meu município. Então era um sonho de criança, que acredito, que no momento certo, foi realizado e temos feito de tudo para poder fazer o melhor”, disse.

Ele relatou sobre o início, quando seu nome foi lançado. “Na época meu nome, foi escolhido pela oposição, não foi forçado, aconteceu naturalmente, e foi uma campanha inesquecível para a gente, a forma como povo abraço a mudança em Jacobina, e foi fluindo até chegarmos a vitória”, explicou.

O gestor afirmou que na época a política estava desacreditada pela população, por isso sua responsabilidade era ainda maior. “Naquele momento, a política estava desacreditada, ninguém, queria nem ir na urna votar. Então isso gerou uma responsabilidade muito grande para mim, porque acreditaram no sonho de uma pessoa, que nunca tinha tido nem pleito político, apenas apostaram num cidadão Jacobinense, que queria ver sua cidade em outro patamar. Então quando assumir em 2017, estava muito preocupado, começamos do zero na questão da gestão pública, mas a vontade do povo de Jacobina, nos motivou para fazer a diferença, isso era um compromisso de vida”, afirmou.

GD, que tem feito história no município pelo trabalho realizado, e por consequência disso, foi o primeiro prefeito a ser reeleito em Jacobina, também fez um relato dos desafios que enfrentou no início da gestão, e de como conseguiu superara-los e promover o desenvolvimento do munícipio.

Publicidade

Segundo ele, em seu primeiro mandato, a prioridade foi a infraestrutura. “A cidade tinha apenas 20% de ruas pavimentadas, atualmente quase todas as ruas estão pavimentadas (calçamento ou asfalto), o abastecimento de água nas comunidade rurais é carente, perfuramos poços e também fizemos adutoras de barragens para levar água as localidades, transformando a vida de muitas pessoas. Tem também os serviços de manutenção das estradas vicinais, com piçarramento, e a construção de passagens molhadas, sem deixar de melhorar outras setores, como a educação, com melhorias nos índices de educacionais e na saúde, ampliando e melhorando o atendimento a população”.

Dentre vários, outros, um setor, que o gestor realizou importantes investimentos foi no esporte. “Sou apaixonado pelo futebol, ele ensina, educa e, é uma saída para os jovens. Por isso, temos investido muito nessa área no município, com a construção de quadras na zona rural, reconstrução do estádio, e outras ações de incentivo à prática esportiva”, pontuou GD, que ainda falou sobre a Copa AMVI e a Super Copa da APPM, que segundo ele, servirá para revelar talentos do futebol.

Gederlânio, falou sobre o potencial do munícipio, em cadeias produtivas como ovinocaprinocultura e os desafios enfrentados para melhorar mais o setor.

“Quando fizemos a primeira exposição em Jacobina, acho que nenhum produtor do município, ganhou prêmio de melhor ovino ou caprino, porque nós temos o maior rebanho no estado de ovinos, mas a qualidade ainda estava muito longe do necessário. A exposição, as vezes, é vista só pela festa, mas o que acontece ali durante os dias de evento, é muito importante, são diversas atividades para melhorar a genética dos animais e dar incentivo os produtores. A gente sempre focou muito na feira, para o desenvolvimento do rebanho, e a cada exposição foi melhorando, e nas últimas edições, a maioria dos premiados foram do município, uma grande evolução os criadores”, destacou”.

GD enfatizou que segue lutando para melhorar cada vez mais a qualidade do rebanho no munícipio, pontuando como um dos desafios o mercado incerto da produção, onde buscado apoio do governo do estado para mudar a realidade. “Mais de 50% do rebanho do Piauí, está no Vale no Itaim. Então a gente sonha em ver o produtor criando e podendo ter mercado garantido e com preço justo”.

Publicidade

Outra cadeia produtiva, citada por GD, foi a apicultura, outro potencial do munícipio, que se destaca pela grande produção. “Seguimos buscando investimentos, porque nosso desejo é ver a nossa região despontar na apicultura e nas outras cadeias produtivas, para atrair investimentos, sendo mais explorado e valorizada”, disse.

Com relação ao segundo mandando, Gederlânio, afirmou que a prioridade é o planejamento e o desenvolvimento econômico.

“A ovinocaprinocultura é prioridade, queremos trabalhar para ajudar a associação, e estamos buscando viabilizar projetos, através do governo do estado, e nossos parlamentares, assim como na apicultura, onde temos viabilizado cursos e capacitações para melhorar a produção”, disse o gestor, que defende a autonomia de mercado das cadeias produtivas, em que segundo ele, o conhecimento e incentivo é a principal forma para deslancharem.

Na considerações finais, GD, agradeceu a população do munícipio pela confiança e consideração, e também ao vice-prefeito Vanderlei, aos vereadores e toda a equipe de governo, quando afirmou que com relação a investimentos e projetos, esse será o melhor ano de todos.

Ele, também adiantou sobre a realização de um projeto que vai desenvolver no munícipio “Apresentei um projeto para o ministro Wellington Dias, que vamos lançar em abril, chamado Jadesol, que é um programa de desenvolvimento social, onde a gestão vai para dentro das comunidades rurais mais carentes, fazer um estudo, identificar os problemas de cada localidade, o que precisa desenvolver para melhorar, e realizar várias ações no sentido de explorar o potencial de cada comunidade, visando gerar renda para as famílias”, informou.

Publicidade

Por fim, GD, que tem filho com autismo, chamou atenção da sociedade para o assunto. “Hoje, 02 de abril, é Dia Mundial da Conscientização do Autismo e queria chamar atenção das pessoas que tem um filho autista, que é a dificuldade de dados. Temos muitos autistas na região, mas as vezes, os pais não querem aceitar e acabam perdendo a oportunidade de fazer com a criança tenha uma vida normal, pois por não aceitarem impedem que haja o diagnóstico, e isso pode causar um problema maior. E a gente quer que os pais se conscientizem, busquem ajuda, procure o diagnóstico. Eu tenho um filho autista, o Pedro Gaspar, e vejo o quanto precisamos trabalhar essa questão, mas para que as políticas públicas possam chegar em Jacobina a gente precisa de dados, comprovar que tem pessoas autistas”, finalizou.

A participação do prefeito GD no podcast foi muito elogiada pelos espectadores, que puderam conhecer mais sobre o trabalho da gestão municipal e seus projetos para a cidade. Oportunidade em que o prefeito, deixou claro o compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população, trazendo mais desenvolvimento e oportunidades para todos.

Da redação, com foto e informações do podcast

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS