Connect with us

DESTAQUES

PI | Mais de 400 famílias foram atingidas pelas chuvas em Piripiri; 62 estão desabrigadas

Publicado

em

A forte chuva deixou ruas e pontes da cidade interditadas, interrompendo o trânsito da região. O nível do riacho Paciência subiu chegando a derrubar muros e atingir casas, duas desabaram. Seis escolas da Zona Rural de Piripiri estão sem aulas devido à dificuldade de acesso, porque os trechos estão intrafegáveis em virtude do excesso de água.

Rua cedeu após forte chuva em Piripiri — Foto: Silvio Vieira

Rua cedeu após forte chuva em Piripiri — Foto: Silvio Vieira

Segundo o major Rivelino de Moura, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros, os dados sobre o número de famílias atingidas pelo forte temporal estão sendo atualizados todos os dias.

“Já contabilizamos um total de 420 famílias atingidas pela forte chuva, ainda hoje vamos está atualizando esses dados. Também contabilizados 62 delas desabrigadas”, disse.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Piripiri, Márcia Galvão, muitas famílias estão resistentes em deixar as ocupações. “A nossa equipe está em campo desde sexta-feira e temos muitas áreas de risco. Os moradores estão mais resistentes, não querem deixar as casas, pois alegam que esse é o único bem que eles têm e estamos adotando um termo de responsabilidade. Os dados estão sendo atualizados e em todo o momento atendemos chamados na zona urbana e rural. Acreditamos que o número de pessoas atingidas pode aumentar em 100″, destacou.

Moradores tentam salvar objetos de dentro de casas ameaçadas pela chuva em Piripiri, no Piauí — Foto: Renan Nunes/ TV Clube

Moradores tentam salvar objetos de dentro de casas ameaçadas pela chuva em Piripiri, no Piauí — Foto: Renan Nunes/ TV Clube

O prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, informou que irá fazer um levantamento para dimensionar os estragos e custos para recuperação da cidade.“Vamos tentar buscar dentro do processo legal parcerias para poder retomar o cotidiano normal da cidade. Sobre a situação de emergência da cidade não tivemos dúvidas, logo que aconteceu nós tomamos as providências”, pontuou.

Publicidade

As escolas Centro Educacional Municipal Desembargador Antônio de Freitas Rezende, Escola Municipal Dr. Antenor de Araújo Freitas e a Creche Municipal Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito estão recebendo desabrigados e doações para as famílias atingidas.

Desabrigados

Filho e nora do senhor Antônio Alves perderam móveis e ficaram desabrigados, em Piripiri no Piauí — Foto: Renan Nunes/ TV Clube

Filho e nora do senhor Antônio Alves perderam móveis e ficaram desabrigados, em Piripiri no Piauí — Foto: Renan Nunes/ TV Clube

A casa do filho do senhor Antônio Alves foi uma das invadidas pela água durante a noite de domingo. Ele contou a TV Clube que tentou ajudar o filho a salvar os móveis, mas que pouca coisa pôde ser retirada a tempo.

“A família estava desesperada e foi tirada uma parte pequena das coisas. Os adultos ficaram dentro tentando salvar alguma coisa, mas não teve como. Tiramos o que pudemos e deixamos o resto das coisas”, conta.

Segundo Antônio Alves, dentro da casa a água alcançou a cintura, cerca de um metro de altura. Ele abrigou o filho e a nora na própria casa. “Foi uma situação de pânico. Há 50 anos moro aqui e nunca tinha visto isso”, relatou.

Além das duas casas que desabaram, pelo menos outras 10 foram invadidas pela água. Nos muros, a água deixou marcas de até dois metros. Durante a manhã de segunda-feira (9) os moradores tentavam resgatar os pertences de dentro das casas para aproveitar o que pudessem.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS