Connect with us

GERAL

Saiba como proteger seu cachorro dos barulhos dos fogos durante o tempo eleitoral

Publicado

em

Devido a audição sensível, os animais como cães detectam o som quatro vezes mais distante do que os humanos. Durante o período de eleições é comum a queima de fogos. Porém, a prática não deve ser encorajada, em razão dos riscos de acidentes e queimaduras. Além disso, o barulho dos fogos costuma assustar bastante os animais de estimação, principalmente os cães e gatos.

Com isso, podem entrar em pânico e ficar desorientados, o que muitas vezes os levam a sair correndo desesperados, colocando a própria vida em risco.

O que você pode fazer

  • É recomendado criar um ambiente tranquilo para acomodar os pets nos momentos de barulho mais intenso. Também ajuda manter janelas fechadas, criar um esconderijo com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando em volume que ajude a diminuir o som externo.
  • Retirar do ambiente móveis ou objetos que contenham partes com pontas ou de vidro e oferecer um petisco ou um brinquedo para desviar a atenção do animal.

Uso de calmantes

Segundo a veterinária Andressa Chapadense, calmantes homeopáticos também podem ajudar.

Eles podem ser tomados pelo animal dias antes do ano novo para que ele já fique mais tranquilo. Para isso, o dono deve levar o cachorro ao veterinário para ter certeza se ele não tem problemas cardíacos ou respiratórios”, explica.

A prescrição correta e dose a ser administrada devem ser informadas pelo veterinário do animal, afim de se evitar algum efeito colateral dada a idade avançada ou doença pré-existente.

“Tellington Touch”

Existe, também, uma técnica feita com o uso de um pano que pode deixá-los mais calmos conhecida como Tellington Touch.

Publicidade

Primeiramente, o pano deve ser posicionado na altura do peito. Em seguida, cruzado no dorso do animal para cima e depois para baixo. Por fim, deve-se fazer um nó próximo à região da coluna. Veja:

(Imagem: Divulgação/Dog Hero)

*Fonte: Oito Meia | Com informações da Genco PET e Mais Goiás

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS