Connect with us

DESTAQUES

Palestras trabalham o cultivo da mandioca e investimentos e orientam produtores rurais na III Mandiofest em Marcolândia

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, teve início a programação do maior evento cultural da cidade de Marcolândia: a Mandiofest, que já chega na sua III edição, tornando-se uma tradição no município.

O evento começou com uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, Jaeveson da Silva. Realizado no Mercado Público, o encontro foi destinado para os produtores de mandioca e teve como tema: “Tratamento do solo”, onde foi destacado as fases para a plantação da mandioca.

A capacitação para os produtores rurais foi organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, em parceria com o Banco do Nordeste.

Em entrevista, Jaeveson enfatizou a relevância da capacitação.

“Nessa palestra nós focamos em todas as etapas do cultivo da mandioca, desde o preparo do solo até a colheita, incluindo adubação, seleção no plantio espaçamento de plantas e o manejo das pragas de doenças, porque existem formas de manejar com menos custos e mais eficiência, trazendo mais rendimento tanto de raízes, como de amido que mais importante para fazer a farinha. Essa capacitação é fundamental desde que os produtores sigam as recomendações e também mostramos que tem coisas boas que dá para ser adaptado na região e o produtor pode aplicar sem muitos custos”, explicou.

Na sequência, uma outra palestra foi ministrada pelo coordenador de Unidade do Agroamigo da cidade de Araripina, Wellington Parente, intitulada como: “BNB investimento para agricultores”, voltada para explicar aos agricultores como eles podem usar as plantações de mandioca para realizar investimentos financeiros.

Publicidade

“Essa palestra é grandiosa, porque o município de Marcolândia vive crescendo em relação ao orçamento do Agroamigo. A gente está conseguindo fazer financiamentos milionários durante o ano e agora trouxemos novidades, onde os homens podem fazer financiamentos de até 12 mil e às mulheres até 15 mil. No Agroamigo Mais a gente consegue atender clientes com valores de até 360 mil reais, através de marcas e equipamentos que são itens primordiais para a mandiocultura, incluindo para as casas de farinha a gente consegue financiar com a menor taxa de juros que se encontra no mercado com um bom prazo de pagamento. Então, trazer essas informações nas festividades da Mandiofest é propagar um conhecimento durante todo o ano de 2024 para os representantes e agricultores”, frisou.

O senhor Mateus, um dos produtores de mandioca do município, contou como as palestras somaram no conhecimento sobre o cultivo da mandioca.

“Esse evento é de grande importância para o município e para os produtores, principalmente para informar como deve ser feito o processo de plantação, o cuidado com as pragas e como podemos melhorar o cultivo, tendo em vista que o nosso município conta com muitos produtores”, disse.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Corinto Matos, o vice-prefeito Valmir de Juracy, vereadores, secretários municipais e a população em geral.

A Mandiofest tem como objetivo principal valorizar a cultura local, evidenciando a mandiocultura que são os produtos derivados da mandioca que é o carro chefe da “Terra da farinha e dos ventos”, sendo a principal fonte de renda do município.

As festividades são promovidas pela Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria de Cultura e também visa movimentar o município, trazendo entretenimento e lazer para a população, além de aquecer a economia local.

A programação tem continuidade a partir das 22h desta sexta-feira (16), com shows musicais com Regis Muniz, Henrique Vianna, Lamark, Sirano e Sirino e Israel Silva.

Neste sábado, 17 de agosto, acontecerá a II Cavalgada, iniciando às 14h com uma concentração, seguida da celebração da missa presidida pelo pároco local, Espedito Oliveira e os padre Fernando Amando e Miguel, no novo Polo Esportivo, na saída para Simões.

Publicidade

15h, será o início do percurso com chegada na Chácara São João, onde haverá o jantar para os vaqueiros. O momento será animado por Galego Aboiador, Clésinho Aboiador, Maurílio Aboiador, Romário Aboiador e Thales, contando também com comidas típicas, barracas e artesanato.

E a noite, a partir das 22h será a vez dos cantores Juliano Pisadinha, Luiz Fidelis, Juarez e Sergiana Costa se apresentarem na grande festa cultural.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS