Connect with us

GERAL

Chocolate é altamente tóxico para os cães e pode causar a morte do animal; entenda!

Publicado

em

Cachorros podem comer chocolate?

A resposta é não.

Assim como muitos alimentos que nós ingerimos, ele pode fazer muito mal ao cãozinho. Inclusive, ser letal.

O chocolate é altamente tóxico para os cães devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína. E qualquer quantidade de chocolate pode levar o cão à morte! A intoxicação por chocolate em cachorros está entre os tipos de envenenamentos mais comuns na clínica de pequenos animais.

Portanto, antes de dar qualquer coisa ao cachorro, procure sempre saber se fará bem ou mal a ele. Diarreia, vômitos, alergias, obesidade e até intoxicação são algumas das consequências de oferecer comidas fora da dieta do cachorro.

Publicidade

RECONHEÇA OS SINAIS DE INTOXICAÇÃO POR CHOCOLATE NO SEU PET

Os sintomas de intoxicação depois de o cachorro comer chocolate podem variar, mas entre os mais comuns estão hiperatividade e excitação, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos incoordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.

Os sintomas podem começar de 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Por isso, é preciso que o cachorro fique em observação constante. Como o cachorro não pode comer chocolate, procure ajuda veterinária se isso acontecer.

MEU CACHORRO COMEU CHOCOLATE, E AGORA?

Não existe um antídoto para a intoxicação por chocolates em cachorro. O que o veterinário irá fazer é lidar com os sintomas que ele apresentar, sempre buscando estabilizar o quadro do animal e reduzir o risco de complicações.

Para o tratamento de suporte, que busca eliminar os sintomas, o profissional veterinário pode administrar o carvão ativado para diminuir a absorção das substâncias tóxicas. Induzir ao vômito também é uma opção.

Outra conduta a ser tomada depois que o cachorro comer chocolate é a lavagem gástrica. O objetivo é evitar que o doce fique grudado na mucosa do estômago. Isso geralmente é feito quando não for possível a indução do vômito, geralmente após três horas de ingestão do chocolate.

Publicidade

Além disso, será recomendada a fluidoterapia para minimizar os efeitos tóxicos do chocolate e hidratar o paciente, a monitoração da pressão arterial e a realização do eletrocardiograma. Ainda podem ser recomendados medicamentos para o controle de convulsão e de arritmias.

Essas são algumas das medidas que o veterinário pode aplicar, mas é o profissional quem vai avaliar presencialmente o estado do cãozinho e verificar a necessidade dele.

OPÇÕES SEGURAS E SAUDÁVEIS

No mercado pet, estão disponíveis diversos chocolates feitos especialmente para os peludos. Esses produtos não são tóxicos para os cães, pois são feitos com a alfarroba e não têm adição de teobromina ou cafeína. A alfarroba é um fruto rico em vitaminas (A e do Complexo B) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e pode ser oferecida sem exageros!

Outra alternativa é oferecer frutas que o cachorro possa comer. Elas são doces e certamente vão agradar o paladar do cãozinho, sem causar qualquer risco. A banana, por exemplo, é uma boa opção (sempre com moderação para evitar a obesidade).

Fonte: Oito Meia, Com informações da Dog Hero

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS