Connect with us

GERAL

Universidade Federal do Piauí (UFPI) elege reitora mulher pela primeira vez

Publicado

em

professora Nadir Nogueira foi eleita, na noite de quarta-feira (16), a primeira reitora mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 53 anos de instituição. A vitória da candidata foi confirmada, por volta das 23h, pela Comissão Eleitoral da consulta prévia à comunidade acadêmica.

Nadir integra a chapa 2, com o professor e vice-reitor eleito Edmilson Moura. Ela concorreu com outras duas chapas: a 1, formada pelos professores Lívia Nery e Welter Cantanhêde; e a 3, composta pelos professores Flávia Lorenne e Viriato Campelo (atual vice-reitor da UFPI). Todas as chapas foram encabeçadas por candidatas mulheres.

A candidata escolhida pela comunidade acadêmica já ocupou duas vezes o cargo de vice-reitora da UFPI, entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.

Apesar da vitória na consulta prévia, o nome de Nadir Nogueira e das candidatas Lívia Nery e Flávia Lorenne serão ainda submetidos ao Conselho Universitário (Consun) da UFPI, que deverá encaminhar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC).

O Ministério é responsável pela nomeação da nova reitora. Assim, mesmo que Nadir tenha sido escolhida pela comunidade acadêmica, o MEC pode decidir que uma das outras duas candidatas assuma a reitoria da universidade, como aconteceu em 2020 com a nomeação do professor Gildásio Guedes: ele foi o segundo colocado na lista tríplice na consulta acadêmica de 2020, mas foi nomeado reitor pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

A chapa vencedora irá administrar a universidade entre 2024 e 2028. A nova administração da UFPI vai substituir a gestão do atual reitor Gildásio Guedes, que está à frente da universidade desde 2020 e cujo mandato termina no fim de 2024.

Fonte: G1 PI | Foto: Divulgação

Facebook

MAIS ACESSADAS