Connect with us

Jaicós

Cavalgada, missa, premiação e shows encerram Festa do Vaqueiro de Várzea Queimada

Publicado

em

Manter viva a cultura popular nordestina e homenagear uma das figuras mais representativas, o vaqueiro. Este é um dos principais objetivos da Festa do Vaqueiro, realizada anualmente no Povoado Várzea Queimada, interior de Jaicós.

O evento cultural e festivo, que também movimenta a economia no comércio do povoado, proporciona entretenimento e lazer e marca o calendário de festividades da Terra do Galo em agosto, está em seu 18º ano.

No segundo dia da Festa do Vaqueiro, este sábado (24), a programação teve início logo cedo, com a alvorada e a acolhida dos vaqueiros com o café da manhã. Em seguida, as ruas foram tomadas pela marcante cavalgada.

Paramentados com seus chapéus de couro e demais acessórios que são marca do vaqueiro nordestino, e montados em seus animais, vaqueiros de Jaicós e municípios vizinhos, participaram da cavalgada, que foi acompanhada por aboios.

O momento, de grande simbologia e representatividade, foi encerrado em frente à igreja de São Sebastião, onde foi celebrada a Missa do Vaqueiro, manifestação de fé e gratidão. O pároco local, padre Miguel Feitosa, presidiu a celebração.

José Viana, de 62 anos de idade, foi um dos participnates da programação. Ele é do povoado e esteve presente em todas as edições da Festa do Vaqueiro. Para ele, é emocionante. “Sou vaqueiro desde pequeno. Naquela época ninguém estudava, o estudo era a enxada, machado. E toda cavalgada a gente tá aqui. Aqui a gente se emociona. É a cultura do Nordeste, né? A gente imagina tantas vezes que tava no mato esperando o touro para pegar. Me sinto valorizada com essa festa e agradeço muito ao pessoal que vem de fora, de Itainópolis, Massapê, Patos. Aqui a gente revê os amigos, ganha premiações, é muito bom”.

Após a cavalgada e missa, o dia de atividades também contou com o almoço comunitário, encontro de aboios com a participação de Lourinho Aboiador, Raila Vaqueira, Agenilson Aboiador, Jaimy Aboiador e Clesinho Aboiador.

Foi realizada também a entrega da premiação Vaqueiro João da Cruz Barbosa, que contemplou os vaqueiros com diversos itens, entre laço, guarda-peito, chapeús e sapatos. Foi promovido ainda bingo de um garrote.

A noite, a 18ª Festa do Vaqueiro foi encerrada com os shows, que atrairam um grande público de Jaicós e cidades vizinhas. Subiram ao palco os cantores Zé Armando e Kelvy Pablo.


Confira todas as fotos do evento:

Veja fotos da última noite de shows na Festa do Vaqueiro de Várzea Queimada

FOTOS | Cavalgada, missa e premiação dos vaqueiros em Várzea Queimada

Veja fotos do desfile e shows na Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada

Publicidade

Concurso de beleza e show abrem 18ª Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada, em Jaicós

Facebook

MAIS ACESSADAS