Connect with us

Bocaina

Educação de Bocaina realiza Seminário do PPAIC e Colóquio de Literatura Infantil; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, realizou neste sábado, 24, o II Colóquio de Literatura Infantil e o II Seminário Municipal do PPAIC.

II Colóquio de Literatura Infantil teve como tema “A Literatura infantil na perspectiva da Educação para as relações étnico-raciais: diálogos necessários”. O II Seminário foi trabalhado com o tema “Formação”.

Solenidade

A solenidade foi conduzida pela professora Maria Claudeci. Após a convocação dos docentes para mesa de honra e demais menções de profissionais, foram executados os hinos do Brasil e de Bocaina.

Colóquio

Na primeira etapa do evento houve apresentação cultural sobre Crioula, moradora que pouco se sabe como ela chegou em Bocaina. A peça foi conduzida pelo professor e pesquisador Francisco João de Barros com participação de crianças da escola Zezé Leal.

Publicidade

A apresentação do professor retratou uma das moradoras símbolo de resistência desde as primeiras visualizações dela na região, sua vivência, alguns de seus costumes, sua morte, e a representatividade cultural e social dela para Bocaina. O professor trabalhou a pesquisa cerca de cinco anos.

Aluna Isabela interpreta Crioula

De acordo com o pesquisador, Crioula viveu em uma furna (Furna de Camboeiro) entre 1960 e 1974, depois em uma latada de madeira no Alto do Gado Manso entre 1974 e 1986 e de 1986 a 1993 em um casebre, que após sua morte tornou-se uma igreja e a região foi povoada com o nome de Vila Crioula.

Crianças e professores interpretam a peça sobre a vida de Crioula

Palestra

Foi ministrada uma palestra pela professora Simoni Portela sobre o tema “A literatura infantil da Educação para as relações étnico-raciais: diálogos necessários”.

Ao longo da palestra ela apresentou vários apontamentos sobre questões étnico-raciais voltadas para quem pode falar, lugar de fala, o que sabermos, como ampliar o repertório da criança e do jovem sem ampliar o nosso. Além disso apresentou um quadro com o número de definições de cores e raça de pessoas desde o ano 1872 até 2010.

Simoni é doutora em Educação pela UFPI, bem como em Democracia, Justiça e Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É graduada e mestre em História do Brasil pela UFPI, graduada em Pedagogia pela FAEL, e graduada em Comunicação Social pela UESPI.

Simoni é integrante do Núcleo de Estudos Roda Girô/GEafro (Gênero, Educação e Afrodescência) e tem experiência na história de cultura africana e afrobrasileira com estudos voltados para Educação, diáspora africana, afrodescendência e comunidades quilombolas sob a cosmopercepção decolonial.

O articulador do RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização), Anderson Simão, falou sobre o programa.

Jane Diekleine (foto acima) é membro da formação do Ciclo de Alfabetização e falou sobre o compromisso nacional pela alfabetização destacando as ações que foram realizadas no município. A docente incentivou os professores e pediu o apoio para que possam continuar alfabetizando as crianças na idade certa.

Seminário

Publicidade

O seminário do PPAIC teve como tema “Formação”. Uma mesa de jurados avaliou e fez a escolha das “Boas Práticas” da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização que serão encaminhados para a equipe regional do PPAIC e apresentados no Seminário Regional.

Corpo de jurados

O corpo de jurados foi formado por Noette Moura e Silva, Josileide Maria Leal, e Elsa Inês, ambos docentes da Rede Municipal de Educação de Sussuapara. Noette é diretora do departamento de ensino, formadora municipal do PPAIC da Educação Infantil e formadora do LEEI. Josileide é coordenadora Municipal da Educação Infantil e articuladora do Renalfa de Sussuapara. Elsa Inês é pedagoga e coordenadora municipal do PPAIC de Sussuapara.

O evento contou com as presença da coordenadora do PPAIC em Bocaina, professora Maria Claudeci, das formadoras do Ciclo de Alfabetização: Maria de Sousa Rocha Leal, Jane Diekleine e Amanda Campos, e das formadoras da Educação Infantil: Diuva Santos e Regiane Moura. Além destes foram mencionados: a supervisora Estadual, Sandra Portela, a diretora e também o coordenador da Escola Estadual Jomásio do Santos Barros, Vanilda Suzana e Denivaldo Cirilo, respectivamente; a diretora e a coordenadora da Unidade Escolar Estela Nunes, Ivaneide Moura e Tarciane Moura, respectivamente; a diretora e coordenadora da Escola Urbano Leal (manhã) Maria Neusa e Daiane Barros; a diretora e coordenadora da Escola Urbano Leal (tarde), Maria Sueli e Maria Lucineide; as diretoras do Pré-escolar Zezé Leal da manhã e tarde, Maria Alveni e Girlene Barbosa, juntamente com a coordenadora da escola pela manhã Ivonete Moura; a coordenadora das escolas da zona rural, Elisângela Sousa; a formadora da LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), Antônia Dineves; e o articulador do RENALFA, Anderson Simão da Rocha.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS