Connect with us

MUNICÍPIOS

II Seminário do PPAIC em Santo Antônio de Lisboa explora inovações pedagógicas para o futuro. Veja as fotos!

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 01 de agosto, o II Seminário de Alfabetização do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). O momento teve lugar no Núcleo Municipal de Educação.

O evento, cujo tema foi “Diálogos sobre inovações pedagógicas para o futuro”, teve início com um coffee break, seguido pela formação da mesa de honra e execução do hino municipal.

Estiveram presentes na mesa de honra: Marcone Rodrigues Carvalho, secretário municipal de Educação; professor Epitácio Silva Lopes, supervisor municipal de ensino; professora Valênia Almeida Silva Lopes, coordenadora municipal do PPAIC e coordenadora de ensino da SME; Dra. Maria Zulmira Brito, coordenadora regional do PPAIC; professora Glênia Luz, formadora regional do ciclo de alfabetização do PPAIC; professora Ivanete Leal, formadora municipal da educação infantil; professora Cleidinar Rocha, formadora do ciclo de alfabetização; professora Rozimary Lima, coordenadora municipal do programa criança alfabetizada; professora Elineide Lima, formadora municipal do LEIEI; Darlem Cipriano, assistente social da aecretaria de educação e palestrante; professora Catiane Rocha, representante das gestoras; e Ana Maria, representante das coordenadoras.

O Secretário de Educação, Marcone Rodrigues, deu início ao evento agradecendo a presença de todos e reafirmando o compromisso da gestão com a educação no município.

“Queria agradecer a presença de todos aqui, ao pessoal do PPAIC, aos coordenadores e diretoras. Reafirmamos nosso compromisso com a educação do nosso município, sempre procurando parcerias a nível estadual e federal”, pontuou.

A Coordenadora Regional do PPAIC 9ª GRE, Dra. Maria Zulmira de Brito, destacou a satisfação da equipe estadual e regional com o desenvolvimento do programa em Santo Antônio de Lisboa.

“Nós estamos aqui representando a equipe estadual do PPAIC, agradecemos pelo convite de estarmos aqui novamente. No ano passado, o seminário foi um evento muito bonito, este seminário é uma oportunidade valiosa para compartilhar as práticas que os professores desenvolvem ao longo do ano em sala de aula. É um momento muito importante, e agradecemos ao secretário Marcone por apoiar a equipe municipal do PPAIC, especialmente a coordenadora Valênia, a formadora do ciclo, e a educação infantil. O município de Santo Antônio é um grande parceiro, sempre presente nas formações e comprometido em multiplicar o que é aprendido. Estamos felizes em colaborar com vocês”, destacou.

A Coordenadora Municipal do PPAIC, professora Valênia Almeida, também expressou sua satisfação e destacou a importância do momento.

“Gostaria de agradecer a todos e expressar minha satisfação como coordenadora municipal do programa por realizarmos este seminário pela segunda vez em nossa cidade. No ano passado, discutimos ‘avaliar para ensinar’; este ano, nosso foco é o “Diálogos sobre inovações pedagógicas para o futuro”. O programa é fundamentalmente sobre formação contínua, multiplicando conhecimentos e práticas. Nós, como educadores, estamos sempre nesse processo de aprendizado contínuo. É essencial para nós, enquanto professores e seres humanos, estarmos em constante formação. Agradeço imensamente a toda a equipe por seu compromisso e dedicação”, pontou.

Após os discursos, os alunos realizaram apresentações, lendo poemas que aprenderam em sala de aula, demonstrando sua evolução na leitura.

Publicidade

Dando continuidade a programação, Darlem Cipriano ministrou uma palestra, enfatizando a importância da tecnologia como aliada na educação e a necessidade de os professores buscarem novas formações e cursos para complementar sua graduação e melhorar seu trabalho.

Exposição de boas práticas

Durante o seminário, houve uma exposição e compartilhamento de boas práticas dos professores e gestores. As práticas exitosas na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, que facilitam o aprendizado de matemática e português e trazem benefícios para outras áreas, foram apresentadas.

Uma mesa julgadora, composta por educadores externos ao município, escolheu as práticas que serão levadas para o Seminário Regional, que acontecerá em Picos, em setembro. Os critérios de avaliação foram: viabilidade, interação da criança, aprendizado, estética adequada ao público e tempo.

Entre as práticas destacadas estavam: professora Tamires e Ivonete, da Creche Municipal Daysa Regia de Sousa Silva, com objetos voltados para o aprendizado das contas, da professora Maria Cândida, da Escola João Rodrigues de Almeida, com a “pizza da matemática”, e nas práticas dos gestores, a professora Ana Maria dos Santos, com o Plano de Ação.

Programação tarde

Durante a tarde, os profissionais da educação participaram de formações específicas para cada nível de ensino, divididos em três turmas: educação infantil, 1° ao 5° ano e 6° ao 9° ano. Cada grupo irá trabalhar e debater sobre diferentes temáticas.

Para os educadores da educação infantil, a temática foi “Autorresponsabilidade e Gestão das Aprendizagens,” com a exposição de Edvânia Barros. Os educadores do ensino fundamental I, discutiram “Marcos Referenciais do Desenvolvimento Infantil e a Aprendizagem,” conduzida por Kátia Santos.

Para os educadores do ensino fundamental II, o tema foi “O Sistema de Crença na Sala de Aula e a (Des)construção da Liderança Inspiradora,” apresentado por Saymon Freitas. Essas formações visam enriquecer o conhecimento e as práticas pedagógicas dos profissionais, proporcionando uma melhoria contínua na qualidade da educação oferecida.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS