Connect with us

Bocaina

Em Bocaina, missa solene celebra o tradicional festejo de São José; veja fotos

Publicado

em

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina reuniu fieis na noite desta quarta-feira, dia 17 de março, para celebrar a festa de São José. As festividades de louvor ao santo, iniciaram no último dia dez de março.

A programação do festejo estava marcada para encerrar no dia 19, mas por conta do Decreto Estadual nº 19.529 a missa solene foi antecipada para esta quarta.

As festas de São José em Bocaina são realizadas há décadas e faz parte do calendário religioso do município.

Neste ano os novenários foram celebrados com público reduzido seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19. Devido ao Decreto Estadual, a Diocese de Picos divulgou Comunicado informando que as celebrações e atividades pastorais com a presença dos fiéis seriam suspensas a partir desta quinta-feira, 18, até domingo, dia 21 de março.

A missa solene em louvor a São José foi celebrada no adro da igreja pelo padre Francisco Feitosa, pároco de Bocaina. A celebração campal é considerada em tempos de pandemia uma forma de reunir os devotos com segurança.

Publicidade

O padre Feitosa destacou que 2021 é considerado o Ano de São José, anunciado pelo Papa Francisco no último dia 08 de dezembro de 2020. O período encerra em 08 de dezembro deste ano.

“Por todo esse ano somos chamados para fortalecer nossa devoção a esse patrono da igreja católica que é São José, o esposo de Maria […] São José agiu nos momentos certos para proteger sua família”, enfatizou o sacerdote enaltecendo os valores e importância da família para o desenvolvimento pleno.

“A família é o meio melhor para se educar alguém. É tanto que a família foi querida por Deus para gerar e ser criado seu filho Jesus”, completou. “A igreja católica e suas diversas pastorais ressalta esse desejo de cultivar, preservar a família e fazer com que se desenvolva do modo mais pleno. A família é querida e abençoada por Deus”, acrescentou padre Feitosa.

Devoto de São José, filho de Bocaina, José Dirvaldo, participa todos os anos das festividades sagradas. Ele fala sobre sua devoção e a do povo de Bocaina.

“O festejo de São José esse ano, por conta da pandemia, a gente teve que ter distanciamento, fazer uso de máscara, mas com certeza teve muita frequência, porque devoto de São José não falha e todo mundo colaborou e compartilhou. A missa foi cem por cento, não teve aglomeração. O senhor padre colocou as cadeiras do lado de fora e fez a missa campal para não ter aglomeração. Foi uma ótima novena, uma ótima missa”, declarou.

Publicidade

“Eu sou devoto de São José, tenho quarenta e quatro anos e enquanto eu não pude caminhar, minha mãe me trouxe em toda missa de São José. Quando eu consegui caminhar, todo ano eu vim à missa. Quando estava trabalhando como caminhoneiro no Maranhão, no dia dezenove de março eu vinha aqui pra Bocaina. Encostava o caminhão, pegava um ônibus e vinha assistir à missa, mais pai e mãe. Nunca falhei nenhum ano até hoje. Então eu agradeço aos devotos de São José e agradeço a Deus. Peço a Deus que essa pandemia acabe logo”, disse José Dirvaldo, devoto de São José.

Além da sede do município, duas comunidades que pertencem a Área Pastoral bocainense também festejaram o Dia de São José. Pela manhã, às 09h, foi celebrada a missa no povoado Pereiros, zona rural de Sussuapara. À tarde, o povoado Nova Varjota, festejou o padroeiro com a missa solene que marcou o encerramento do 24º festejo.

Matéria Relacionada: BOCAINA | Devotos louvam São José na última missa do 24º festejo no povoado Nova Varjota; fotos

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS