Connect with us

Bocaina

BOCAINA | Devotos louvam São José na última missa do 24º festejo no povoado Nova Varjota; fotos

Publicado

em

A Comunidade de Nova Varjota, na zona rural de Bocaina, participou da última missa e louvou São José, na tarde desta quarta-feira, 17. O 24º festejo neste ano teve como tema “São José o escolhido para pai adotivo de Jesus, edifica em fé nosso lar”.

A missa solene que estava marcada para próxima sexta-feira (19) foi antecipada devido as restrições do Decreto Estadual nº 19.529 expedido no último dia 14 de março que dispõe sobre as medidas sanitárias excepcionais voltadas  para  o  enfrentamento  da  COVID-19.

A cerimônia foi celebrada pelo padre Francisco Feitosa, pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina. Na homilia, o padre abençoou a criança Igor Valentim que adentrou ao templo pela primeira vez em seus primeiros meses de vida.

Após as bênçãos derramadas sobre a criança, o sacerdote chamou a atenção e citou exemplos de quatro grandes dificuldades que São José, pai de Jesus, passou quando recebeu a missão de ser pai.

“São José passou uma grande dificuldade quando o filho dele tinha doze anos de idade, durante uma peregrinação. Eles achando que a criança tinha vindo junto com as crianças na peregrinação, quando eles se dão conta e já tinham andado um bom tempo, percebem que a criança não estava mais ali no meio da multidão. O desespero e aflição que José sentiu naquele momento em ter perdido seu filho, ele como pai olhar ali, procurar o seu filho que não estava no meio deles”, citou.

Publicidade

Outra dificuldade que o padre Feitosa destacou durante a celebração da missa solene foi quando lembrou do momento em que Jesus era criança e ele José ouviu falar se a criança passasse por um determinado local, o rei iria matar.

“Ele fugiu para o Egito!. Ele era marceneiro. Tinha ali onde morava suas ferramentas, sua casa, tinha os seus fregueses e ele saiu para uma outra terra desconhecida. Vejam a dificuldade que ele passou, de não ter a sua própria casa, de não ter as suas ferramentas, de não poder exercer sua profissão de marceneiro. Então, a dificuldade grande de poder suprir o alimento, suprir o sustento para sua família numa cidade distante que não era a sua”, disse.

“Uma outra dificuldade que passou, foi justamente no nascimento da criança. José foi para Jerusalém, completou-se os dias para o menino nascer, ele bateu de porta em porta para que a criança pudesse nascer e ali ele não encontrou. Ele foi encontrar o curralinho dos bois, onde guardavam os animais e lá o filho dele nasceu. Isso foi uma dificuldade, uma angústia grande para um pai que quer ver o seu filho nascendo num lugar digno, no local adequado” contou.

A outra grande dificuldade enfrentada por José conforme disse padre Feitosa e que é narrado nas sagradas escrituras foi quando descobriu que Maria estava grávida. “Quando ele soube que Maria estava grávida, ele sabia que não tinha tido nenhuma relação com ela. Então ele pensou que o filho não era dele e assim iria deixar ela em paz, sair, deixar em segredo. Ao mesmo tempo o anjo falou para ele em sonho que ele deveria assumir aquela criança e José assumiu, fez a vontade de Deus”, contou.

O padre Feitosa orientou todos os fiéis presentes na última missa do 24º festejo no povoado Varjota que, mesmo sendo um povo de Deus, as dificuldades aparecem, mas é possível enfrentá-las com mais leveza e mais força, porque Deus está com seu povo e a vida do povo está apoiada em Deus.

Publicidade

Membro do Conselho da Igreja, Luisa de Calu, como é conhecida popularmente e integra o grupo de canto da paróquia “Vozes da Imaculada” falou sobre o envolvimento da comunidade em prol da realização do festejo de São José.

Luisa agradece a toda comunidade pelo apoio na realização do 24º festejo de São José

“Graças a Deus foi uma bênção. Todos os fiéis vieram com muita alegria e cuidados seguindo as orientações e se protegendo ao máximo. Organizamos a igreja de uma maneira que comportasse o fieis com as devidas orientações como o distanciamento e assim pudessem professar a fé que é o mais importante dentro de um festejo como esse. Mesmo com toda as restrições impostas pela pandemia atendeu as expectativas, graças a Deus e Nossa Senhora”, finalizou Luisa.

O festejo de São José no povoado Nova Varjota em sua vigésima quarta edição iniciou no último dia 10 de março às 05h, com alvorada festiva. Durante o dia às 12h foi rezado o Ofício de São José e, a noite às 19h a primeira novena, tendo como noitários a Comunidade local e Curralinho.


Veja em >>  BOCAINA | Paróquia divulga programação do 24º festejo de São José no povoado Nova Varjota. Veja!


Mais fotos 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS