Connect with us

Alegrete do Piauí

Prefeitura de Alegrete do Piauí promove semana de ações do Programa Saúde na Escola

Publicado

em

Durante toda semana, desde segunda-feria (27) o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí, promoveram diversos atendimentos de saúde para alunos da Rede de Ensino do Município, por meio da administração do prefeito Márcio Alencar, na gestão “Alegrete para todos”.

Com encerramento nesta quinta-feira (30) foram prestados atendimentos de Saúde bucal, palestras sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue, imunização e atualização do cartão de vacina, bem como fisioterapeutas e nutricionistas que repassaram orientações. Nos atendimentos aos alunos, foram tratados também sobre transtorno do espectro autista, assim como a psicologia que trabalhou a respeito do diagnóstico precoce em crianças na séries iniciais com relação às dificuldades existente no aprendizado relacionados à dislexia, disgrafia e disvalia.


Conteúdo Relacionado: Em Alegrete, Projeto Saúde na Escola presta atendimentos à alunos da Rede Municipal


O público-alvo do Programa Saúde na Escola além dos alunos foi direcionado também aos pais tendo como objetivo prestar orientações e esclarecimentos para agir diante de diversas situações no auxílio dos filhos.

O prefeito Márcio Alencar, disse que é uma preocupação da administração municipal tendo como finalidade atender alunos e assim prestar orientações aos pais, visto a necessidade de conhecimento sobre tipos de comportamentos, cuidados com a saúde e assim ampliar a educação.

Publicidade

“Esse programa que foi desenvolvido tem como finalidade exatamente levar o conhecimento aos alunos e pais. São ações que necessitam ser desenvolvidas porque é uma forma de educar e fortalecer ainda mais a Saúde e a Educação do nosso município”, destacou.

Dra. Helena Alencar, cirurgiã-dentista do município, ressaltou que se faz importante a execução do projeto devido a necessidade de trabalhar o aprendizado voltado para a saúde dos alunos.

“Eu pude observar durante toda a semana na escola fazendo avaliação, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nas crianças na faixa etária de 3 até 11 anos porque tem muitas crianças que necessitam da prevenção e essa tem que começar pelos pais. São crianças que não tem coordenação motora ainda para fazer a escovação e os pais são os grandes responsáveis por esse cuidado”, orientou.

A secretária de Saúde de Alegrete do Piauí, Rayara Carvalho, declarou que durante a execução das atividades do Programa Saúde na Escola,  pôde perceber total envolvimento e interação por parte dos alunos e também dos pais que acompanharam.

“Foi um período bastante produtivo onde tivemos uma série de atividades desde segunda-feira. Podemos passar conhecimentos aos alunos e assim pude perceber o envolvimento e interesse porque eles sempre estavam perguntando sobre o assunto e fazendo questionamentos. É importante esse tipo de ação nas escolas porque complementa e fortalece a Educação, já que não temos disciplinas específicas nesse viés”, destacou Rayara Carvalho.

Publicidade

Para a secretária de Educação, Valdênia Silva, são duas esferas socais que necessitam de um bom desenvolvimento e que atreladas uma a outra beneficiam a população alegretense em grandes proporções.

“Abraçamos a causa porque Saúde e Educação  estão entre as principais dimensões sociais que a população necessita para ter uma vida de qualidade. Essa união só tem a elevar o progresso do município de Alegrete. Os alunos expandem o conhecimento e passam agora a ter uma visão mais apurada”, ressaltou.

Para a fisioterapeuta, Ana Carla, diagnosticar nos alunos a necessidade de maior atenção é importante porque pode-se detectar dificuldades que eles portam e ajudar a desenvolver suas habilidades.

“O município já diagnosticou um grande numero de crianças que tem algum tipo de dificuldade, de distúrbio de aprendizagem, e que os pais não sabem como lidar ou como proceder. O município disponibiliza uma equipe multidisciplinar para tratar esses casos, e ainda disponibilizamos da clínica Santa Ana em Picos com a equipe também multidisciplinar, dando todo suporte ao município. A importância de um diagnóstico precoce é respaldar a escola e os profissionais com relação àquilo que a criança tem dificuldade e encaminhar aos profissionais adequados. É permitir a criança possa aprender a se desenvolver com uma criança sem qualquer dificuldade, pontuou.

Maria das Brotas que é coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Vigilância Epidemiológica, avaliou as ações desenvolvidas durante toda a semana e agradeceu pelo compromisso da parceria entre todos os profissionais.

Publicidade

“Para mim foi maravilhoso porque realmente nós identificamos e fizemos vários encaminhamentos de crianças que vão dar continuidade a este atendimento no NASF, podendo até ser encaminhadas a outras clínicas mediante avaliação do profissional do NASF. Para nós foi gratificante essa participação, e essa parceria. Sabemos que na realidade só quem ganhou com isso foi o aluno do município. Agradeço as escolas que nos receberam, aos demais funcionários e outras equipes que nos acompanharam nessa etapa”, agradeceu a coordenadora.

A enfermeira, Janaína Alencar, explicou de forma breve como foi desenvolvida a metodologia do programa nas escolas do município.

“Tive a oportunidade de estar em quatro escolas diferentes. Decidimos a temática unânime para todas as escolas tendo em vista que é um assunto preconizado pelo Ministério da Saúde como também muitas vezes a realidade detectada no nosso município. Recentemente tivemos a campanha da imunização onde encontramos muita rejeição no quesito vacina. Aproveitamos a temática nacional que é a importância da imunização e trouxemos aos pais das devidas escolas a importância da vacinação com calendário vacinal, avaliação da caderneta de vacina da Criança e a importância de tomar todas as vacinas na idade preconizada”, explicou a enfermeira.

Durante toda a semana as ações foram desenvolvidas nas escolas: Unidade Escolar Antonio Gonçalo, Escola Elpídios Ramos, Escola Pedro Cazé, Creche Tia Osay Maia, Creche Mãe Maria, U.E. João Jacob de Araujo, U.E. Tertuliano Sanches Leal, Escola Joaquim Pereira Filho e Maria Juceneuda Maia.

-Veja abaixo as fotos das ações desenvolvidas no encerramento do programa nas escolas: Pedro Cazé, Creche Tia Osay Maia, Creche Mãe Maria, João Jacob de Araujo, Tertuliano Sanches Leal, Joaquim Pereira Filho, Maria Juceneuda Maia.

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS