Connect with us

MUNICÍPIOS

Em Vila Nova do Piauí, II seminário do PPAIC trabalha formação continuada e apresenta boas práticas educacionais

Publicado

em

Com o tema “A Formação Continuada e Boas Práticas”, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, 01 de agosto, o II Seminário de Alfabetização do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa).

O evento teve início com o credenciamento dos participantes, seguido de um coffee break. A abertura oficial do evento contou com uma apresentação cultural intitulada “Respeitando as Diferenças”, que destacou a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

A mesa de honra foi composta por diversas autoridades presentes, entre elas a Secretária de Educação, professora Gorete Leal, a coordenadora municipal do PPAIC, Jasmira Leal, e as formadoras municipais do PPAIC, professoras Ana Maria e Marciana. Estavam também presentes a diretora da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, professora Luzia, a diretora da Unidade Escolar Osvaldo José de Araújo, professora Alicinete, a coordenadora da educação infantil, Eliene Luz, a formadora municipal das avaliações externas, professora Goretti de Deus, a coordenadora do ensino fundamental anos finais, professora Ireneide, o secretário de Administração, Gilberto Lima, a psicóloga da Secretaria de Educação, Larissa, e as professoras que fizeram parte do júri, Janaiane, Lucilene e Linete. O palestrante do evento foi Antônio Silva.

A coordenadora municipal do PPAIC, Jasmira Leal, destacou a importância do seminário e do programa de alfabetização.

“Gostaria de agradecer a Deus por estarmos juntos aqui reunidos. Hoje é um dia muito importante para nós, pois o PPAIC tem como objetivo alfabetizar todas as crianças na idade certa, até o segundo ano. A Secretaria de Educação de Vila Nova, juntamente com a equipe de professores e gestores escolares, trabalha com esse objetivo. Graças a Deus, contamos com uma equipe dedicada e comprometida”, enfatizou.

A formadora do Ciclo de Alfabetização, professora Marciana, agradeceu à Secretária de Educação e a todos os envolvidos na realização do seminário.

“Gostaria, primeiramente, de expressar minha gratidão à Secretária de Educação, Gorete, à equipe do PPAIC e a todas as pessoas envolvidas na organização do nosso segundo Seminário Municipal do PPAIC. Agradeço a todos pelo esforço para que este evento acontecesse. As práticas apresentadas são excelentes exemplos que vocês podem adaptar e utilizar em suas salas de aula, com o objetivo de garantir que, no final do ano, todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas”, salientou.

A formadora da Educação Infantil, professora Ana Maria, também expressou sua gratidão.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de realizarmos o segundo Seminário Municipal do PPAIC. Aqui, estamos apresentando as boas práticas que desenvolvemos em sala de aula com nossas crianças, assim como compartilhando um pouco do trabalho de todos vocês e algumas das abordagens que aplicam no ambiente escolar. Ao longo destes três anos, o programa tem mostrado resultados significativos que vocês têm levado para a sociedade. Gostaria de agradecer especialmente à Prefeitura Municipal, aos gestores escolares, aos professores de cada escola. Continuem com o mesmo compromisso e dedicação que têm demonstrado, pois isso faz toda a diferença na educação”, ressaltou.

O palestrante Antônio Silva destacou a satisfação de estar no município e falar para pessoas dedicadas e comprometidas com a educação.

Publicidade

“É sempre um desafio falar sobre educação em Vila Nova, especialmente sobre boas práticas de formação. A formação continuada é essencial, e estamos vendo uma agenda cada vez mais cheia de formações, tanto nos anos iniciais quanto na educação infantil”, afirmou.

Apresentação de boas práticas

Durante o seminário, houve apresentações e compartilhamentos de boas práticas entre professores e gestores. Foram apresentadas práticas bem-sucedidas na Educação Infantil, no Ciclo de Alfabetização e dos Gestores Escolares que facilitam o aprendizado de matemática e português e leitura.

Uma mesa julgadora, composta por educadores externos ao município, teve a responsabilidade de selecionar as práticas que serão levadas para o Seminário Regional. As práticas escolhidas foram:

  • Educação Infantil: Pré II “A” – Prof. Osvaldo – “Brincando com as palavras” (Prof.ª Otília).
  • Ciclo de Alfabetização: 2º “B” – Prof.ª Janaina – “Prática da oralidade através de textos interativos” (Prof. Sabino Gomes).
  • Gestão Escolar: Projeto “Brincando, cantando e lendo” – Coordenadora Eliene (Plágida e Prof. Osvaldo).

Na oportunidade, também estiveram presentes, a diretora do CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, Ignez Silva, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Welhitom Leal e a assistente social, Kássia.

Oficina

Na parte da tarde, a programação continuou com a oficina “Letramento Matemático: O Lúdico como Ferramenta Pedagógica”, com a professora Goretti de Deus.

Programação

Na sexta-feira, 02 de julho, a programação terá continuidade a partir das 07:30 com o projeto “Autismo na Escola: Desafios e Possibilidades na Construção do Processo Inclusivo de Crianças Atípicas”, com a palestrante Dra. Thayanna Holanda. Em seguida, ocorrerá o planejamento mensal para a Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Ensino Fundamental – anos finais.

Publicidade

Fotos

Tarde

Facebook

MAIS ACESSADAS