Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Instituto Ezequiel promove workshop sobre inteligência emocional para uma vida extraordinária; fotos

Publicado

em

O Instituto Ezequiel Dias – Desenvolvimento Humano, Terapias e Coaching, em parceria com a empresa L.Birth Formação Profissional & Consultoria juntamente com Viviane Borges, promoveu na noite deste sábado (07), no auditório do Entre Rios Hotel, em Picos, o workshop inteligência emocional para uma vida extraordinária. Ministrado pelo master coach, terapeuta holístico e professor, Ezequiel J. Silva Dias, o evento teve início às 18h30.

Para Ezequiel Dias a inteligência emocional necessita ser praticada em todas as áreas da vida do ser humano. “É preciso aprender mais sobre si mesmo e saber lidar utilizando a emoção com a razão, a harmonia, o equilíbrio, para que resultados positivos venham acontecer, pois vivemos em um mundo capitalista e imediatista que cobra de nós muitas coisas ao mesmo tempo e até o que não temos, onde nos conectamos com esse mundo externo deixando dentro de nós um grande vazio”, ressaltou.

Duas dinâmicas do autoconhecimento foram apresentadas inicialmente: a do espelho e do abraço. A primeira delas trabalhou com os participantes formando duplas, onde cada membro tinha que olhar no outro, comparando-se a um espelho. Nesta, fez a reflexão “Quem verdadeiramente eu sou?”. O master coach destacou. “Quando me conheço adquiro habilidades para sobreviver”.

Outro procedimento desenvolvido dentro da metologia de trabalho do workshop, estabelecida pelo master coach, foi o momento do abraço com duração de aproximadamente 40 segundos, objetivando o compartilhamento de energias positivas.

O workshop exibiu vídeos com testemunhos de pessoas que passaram por situações difíceis e que ao trabalhar o autoconhecimento conseguiram superar dificuldades e alcançar objetivos na vida de forma mais saudável, entendendo suas limitações, deficiências entre outras características inerentes.

A metodologia utilizada trabalhou quatro ferramentas de autoconhecimento, com objetivo de gerar maior conexão pessoal para consigo e despertar no indivíduo a autoconsciência, a fim do alcance de resultados extraordinários.

As quatro ferramentas trabalhadas com participantes durante a realização do workshop foram: mapa de autoavaliação sistêmico, reconhecimento das emoções, competências emocionais profissionais e, visualização do passado-presente-futuro. Cada ferramenta desenvolveu exercícios e reflexões.

Publicidade

►Mapa de autoavaliação sistêmico – No mapa de autoavaliação o indivíduo autoavalia os aspectos pessoais: emocional, espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, saúde, servir ao próximo, intelectual, financeiro, profissional. Em cada fator, a nota entre 1 a 5 corresponde a “muito crítico”; 6 ou 7 “está crítico”; 8 ou 9 é considerado “bom” e, a nota 10 significa o alcance da “plenitude”.

►Reconhecimento das emoções – A ferramenta avalia também com notas de 0 a 10 e considera cada fator como baixa e alta prioridade. São eles: acabar com a procrastinação; aprender a perdoar quem me fez mal; aprender a me perdoar; aumentar a minha autoestima; aumentar a minha capacidade de realização; descobrir o que me causa tristeza e falta de sentido na vida; diminuir o nível de estresse em minha vida; ser mais feliz do que sou agora; encontrar meios de automotivação; melhorar minha autoconfiança; eu sinto a necessidade de ter mais paz comigo mesmo; compreender melhor meus sentimentos e crenças; acabar com o medo destrutivo em minha vida; aumentar minha produtividade no trabalho; levantar pela manhã com mais energia; descobrir paz interior; resolver traumas da infância; controlar a ansiedade; ter mais tempo para mim e para minha família; conectar-se mais com Deus; superar o complexo de inferioridade; agradecer mais todos os dias.

►Competências emocionais profissionais – Nas competências emocionais profissionais foram apontados os seguintes itens de reflexão e avaliação: eu contribuo eficazmente com meu trabalho; gosto do que eu faço no meu trabalho; não gosto do que eu faço no meu trabalho-faço por necessidade; me dou bem com meus colegas de trabalho; chego pontualmente todos os dias; chego sempre alguns minutos atrasados; sempre dou um jeito de sair antes; falto de vez em quando no trabalho; o que ganho é pouco e acho que mereço mais; não deixo meu trabalho atual porque tenho medo de não encontrar outro? meu chefe me contrataria de novo? faço falta no meu trabalho? meus colegas sentem falta quando não vou ao trabalho? acho que mereço um trabalho melhor? não sou reconhecido pelo meu trabalho? devo contribuir mais para ser reconhecido? não aguento mais meu trabalho – vou porque sou obrigado; eu sou grato ao trabalho que tenho?

No tocante a esta ferramenta [Competências emocionais profissionais] foram lançadas três perguntas básicas aos espectadores, tais como: O que você pode mudar profissionalmente? Em que você pode contribuir mais em seu trabalho? O que te impede ganhar mais fazendo o que gosta?

Visualização do passado-presente-futuro – Na última ferramenta do workshop, o master coach, Ezequiel Dias orientou que os espectadores fizessem um resgaste histórico mentalmente e descrevessem em suas pastas de forma individual, refletindo acontecimentos do passado, no período da infância, trazendo para si reflexões de momentos desagradáveis, angústias, traumas etc. Concluído a etapa inicial da ferramenta que é o tópico “Passado”, o participante partiu para refletir e se autoavaliar como se encontra no tópico 2 “Presente” e, a partir de então, para o estágio 3, o “Futuro” pensar naquilo que deseja, visualiza, ou que está sonhando para que esse sonho-desejo, visão, torne realidade, ou seja, concretize-se.

Publicidade

Entre outros termos destacados, Ezequiel chamou atenção e explicou sobre o Rio da Vida. A metáfora apresentou apontamentos como escassez e abundância. No primeiro infere-se à insatisfação, medo, insegurança, procrastinação, dor, angústia, tristeza, vitimização. O segundo, a abundancia, está ligado à paz, alegria, realização, satisfação, fé, atitude, coragem, ação e força de vontade.

Conforme explicou, o ser humano detém de perfil comportamental dividido em quatro pontos.

Dominante – significa que feito é melhor do que perfeito; Estável – refere-se ao dito popular conhecido como “mais vale um na mão do que dois voando”; Influente que diz que “Uma andorinha só não faz verão”;  Conforme – significa o indivíduo que trabalha com o termo “A pressa é inimiga da perfeição”. Neste último o palestrante destacou que geralmente, pessoas com esse perfil, são taxadas de lentas, lerdas e que apresentam, ao final da missão um resultado de trabalho consideravelmente perfeito.

Entretanto, vários chamamentos foram lançados aos participantes. Entre estes, Ezequiel enfatizou sobre a autorresponsabilidade que consiste em ter a capacidade de se responsabilizar pelos resultados colhidos ou a ser colhidos na vida; a certeza absoluta de que você é o único responsável pela vida que tem; a crença de que não muda nada sem mudar a si mesmo. Em resumo, há necessidade de assumir a responsabilidade pelos resultados, aprender com eles e mudar. Do contrário, a “Vítima” sempre encontra um culpado e coloca nos outros a responsabilidade pelo que acontece na vida.

O professor listou pelo menos seis fatores que se enquadram na Lei de Autorresponsabilidade, tais como: não criticar as pessoas; não reclamar da situação; não buscar culpados; não se fazer de vítima; não justificar seus erros e por último, não julgar as pessoas.

Publicidade

Ao final do evento, o contador, Renato Moura Fé, proprietário da Conceito Contabilidade, em Picos, fez sua avaliação sobre o que foi trabalhado ao longo de três horas de duração do workshop. Para ele o coach auxilia o ser humano a se conhecer cada vez mais.

“O ser humano precisa se conhecer cada vez mais e essas terapias permitem isso. São técnicas de autoavaliação e geram bom desempenho profissional e pessoal. Minha avaliação é muito positiva”, destacou.

Adriano Sousa trabalha com Marketing e Publicidade. O designer gráfico, colaborador da empresa Alvo Mídia, participou do evento e disse que o que foi explanado gera credibilidade emocional, profissional e física.

“Essa palestra aumenta mais sua credibilidade física emocional e futuramente permite progredir de forma satisfatória financeiramente”, concluiu Adriano.

As considerações finais e agradecimentos foram proferidos pela proprietária da L.Birth Formação Profissional & Consultoria, Luciana Nascimento, que agradeceu aos parceiros: Bless, KDM. Hemovida e Fabiano Hair, entre outros como a nutricionista Carla Beatriz, Sabrina e demais colaboradores.

Publicidade

>>Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS