Connect with us

Inhuma

Há 42 anos, Inhuma vencia as barreiras do preconceito e elegia primeira vereadora

Publicado

em

Era início da década de 80 e o Brasil estava em transição do Regime Militar para a Redemocratização. Naquela época, os comícios nos grandes centros urbanos no eixo Rio-São Paulo, principalmente, concentravam centenas de milhares de pessoas.

As barreiras do preconceito estavam sendo quebradas a todo instante no período das Diretas Já e no interior do Piauí, no município de Inhuma, as eleições ganhavam novos atores.

Nas eleições de 1982, a disputa era para o mandato de quatro anos, mas logo foi prorrogado por mais um biênio. Dessa forma os eleitos permaneciam no cargo até o ano de 1988.

Alilo de Sousa Leal (PDS I) foi eleito prefeito com 2.486 votos junto com o vice-prefeito Raimundo Rufino, contra o candidato de oposição Antônio de Deus Nogueira (PDS II) que obteve 1.677 votos

Nas eleições deste ano outro marco foi a incursão de uma terceira via encabeçada por Pedro Damião de Barros que alcançou apenas 167 votos pelo PMDB.

Entre os vereadores eleitos está a primeira mulher: Francisca Gonçalves Pinheiro Rodrigues (Tena), que obteve 296 votos, colocando também à frente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Publicidade

Os vereadores eleitos na época foram: Geraldo de Alencar Barreto (377 votos), Francisco Rodrigues de Oliveira (343), José Vieira de Moraes (312), Francisco Gonçalves de Aguiar (298), Francisca G. Pinheiro Rodrigues (296), João Luís Rufino da Silva (278), José Alves dos Santos (277), João de Sousa Leal (271) e Francisco Rodrigues de Sousa (238).

Nas eleições de 1982 tiveram seus primeiros showmícios (comícios seguidos de festas com bandas). Nessa época foi instalada a Comarca de Justiça e o Cartório da 64ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí TER-PI).

Outros feitos deste mandato, pode se destacar a construção da praça Luís Cardoso e praça São Francisco. A construção do Fórum, da Escola Maria Adamir e de uma praça que interliga os dois prédios, além da construção da escola Hugo Napoleão no bairro Sossego, das escolas João Leal e Tia Neném Brito, como também o prédio da Secretaria Municipal de Educação.

Veja demais nomes que concorreram na época

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS