Connect with us

São Julião

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes marcam o 18 de Maio em São Julião

Publicado

em

Maio é o mês dedicado à realização da Campanha de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. No município de São Julião, uma vasta programação vem sendo realizada com o intuito de chamar a atenção, informar e sensibilizar a sociedade para a importância e a necessidade de prevenir e combater esse tipo de prática criminosa.

A campanha esta sendo realizada pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, edição 2021-2024.

Durante todo o mês serão realizadas ações sobre o tema: “Faça Bonito: Lembrar é combater, esquecer é permitir”. Um vídeo divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de São Julião, com a participação de integrantes do NUCA fez o convite para toda a sociedade sãojuliãoense abraçar a causa e participar das ações.

Nesta última terça-feira (17) o secretário de Governo Professor Neto, a assistente social da Saúde, Joselma e a conselheira tutelar Fabiana Oliveira, participaram da conversa na Rádio Nossa Senhora da Conceição, onde abordaram sobre o Maio Laranja e a importância de proteger as crianças e adolescente.

Hoje, 18 de Maio, dia D da Campanha, foi realizada uma caminhada alusiva que envolveu toda a gestão municipal, órgãos de proteção, sociedade civil, professores e alunos da rede municipal.

A caminhada teve concentração inicial no CRAS e seguiu em direção à sede da Prefeitura Municipal, atingindo assim, um grande número de pessoas. Durante o percurso o secretário de Governo, Professor Neto, foi mobilizando às pessoas e fazendo alertas importantes, o momento foi acompanhado por um carro de som com mensagens alusivas a campanha, produzidas por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ao chegar à sede da Prefeitura Municipal, teve início o momento de falas. Inicialmente, a assistente social, Jade Alencar fez uso da palavra e destacou o objetivo da atividade.

“A nossa caminhada tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade sãojuliãoense a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Essa luta é de todos nós. Faça sua parte!”, disse Jade.

Representando o Conselho Tutelar, a conselheira Fabiana Oliveira, falou sobre a data e reforçou para que a população não tenha medo de realizar as denuncias.

Publicidade

“Hoje, 18 de maio, fazem 22 anos de mobilização, conscientização e sensibilização para toda a sociedade contra a exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Quero dizer que o Conselho Tutelar enfatiza a proteção contra estes tipos de crimes e que os pais ou qualquer pessoa que presenciar ou suspeitar de um abuso, denunciem. Estamos aqui sempre mobilizados em prol desta causa e contra essa violência. Procurem o Conselho Tutelar, denunciem, disque 100. Procure a rede de apoio, estamos aqui para ajudar”, pontuou.

A subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira, agradeceu a participação de todas as pessoas que participaram e contribuíram para a realização das atividades.

“Eu como parte dessa gestão ‘O povo é o poder’, da Assistência Social, da equipe do CRAS, estou aqui parabenizando cada um de vocês por esse projeto maravilhoso que foi desenvolvido durante todo o mês de maio através de panfletagem, divulgação nas redes sociais, palestras nas escolas e toda essa mobilização para juntos aqui hoje buscarmos este apoio com o objetivo de fortalecer a nossa luta ao combate contra o abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes”, disse.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, falou sobre o dia 18 de maio, agradeceu ao prefeito Samuel Alencar pelo apoio na campanha e a todos os profissionais envolvidos na mobilização. Além de reforçar o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“O mês de maio está acabando, mas as ações que visam alertar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção ao abuso e a violência sexual irão permanecer sempre no município. Vamos coibir esse tipo de crime, convocar todos os órgãos e a população em geral para abraçar a causa, realizar às denúncias, e juntos proteger as nossas crianças e adolescentes”, convocou a gestora.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, fez uso da palavra para enfatizar a importância da campanha.

“Hoje é um dia muito importante, pois efetivamente no Brasil criou-se políticas públicas em prol do combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e nada mais justo do que uma manhã de conhecimento e mobilização para todos vocês. Agradeço a equipe multidisciplinar que se esforçou para que às ações aconteçam. Todos os crimes causam prejuízos a sociedade, independente de qual seja, mas eu acho que o abuso sexual, principalmente em crianças e adolescentes é um dos que trazem mais prejuízos porque além dos danos físicos trazem danos psicológicos e que levarão prejuízos para o resto da vida. Vamos juntos combater. Denuncie. Faça sua parte!”, disse Leonardo.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Dr. Samuel, agradeceu a todos os secretários, agentes públicos, Conselhos, professores, alunos e sociedade civil que contribuíram e participaram da Campanha, contribuindo nesta luta em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É uma imensa alegria estar aqui com vocês. Então meus amigos, mais um ano da campanha de proteção à criança e ao adolescente que é muito importante em todos os âmbitos porque as crianças e adolescentes são o futuro da nossa sociedade e neste futuro nós devemos investir ao máximo. Queremos nossas crianças tendo uma boa educação e proteção”, destacou.

“Em especial, estendo os meus agradecimentos aos professores, diretores e demais profissionais da Educação por terem participado com a gente e incentivar a participação dos nossos alunos”, finaliza Samuel Alencar.

Em São Julião, as atividades alusivas ao 18 de Maio seguem até o fim do mês. De acordo com a Gestão Municipal, ainda está previsto divulgação nas redes sociais, visitas em escolas da rede municipal e colagem de cartazes em órgãos públicos.

_Presenças:

Publicidade

Além das presenças já citadas, participaram da ação os secretários: Professor Neto (Governo); Junior (Planejamento, Gestão e Finanças); Ceicinha Araújo (Saúde), Valdinara Almeida (Educação); Josean Pereira (Esporte); Ana Célia (Desenvolvimento Rural); Verônica Rocha (Infraestrutura); Welyda Ramos (Cultura). A coordenadora do CRAS, Elayne e toda equipe que compõe o órgão; a subsecretária de Educação, Lídia Carvalho, coordenadores, diretores, professores e alunos da rede municipal; Conselheiros Tutelares e profissionais da Saúde.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS