Connect with us

Alagoinha do Piauí

Climatologista explica fenômeno que provoca chuvas intensas em cidades da Região de Picos. Entenda!

Publicado

em

Chuvas intensas são registradas nos últimos dias na Região de Picos, quando comumente, no mês de maio já se espera o início do período de estiagem que se estende até o final do ano

Sobre o fenômeno – as chuvas que caem na região – o climatologista Werton Costa, explica que são ocasionadas devido à frente fria que chegou ao Brasil.

A frente fria que está muito forte faz com que as temperaturas no Sul do país caiam muito, onde em algumas cidades chegaram a menos de 0ºC.

Em relação ao Nordeste, a massa polar com tamanha magnitude, transporta água pela parte mais alta e a concentração de umidade faz com que haja formação de nuvens.

A região de Picos, no Piauí, foi a mais favorecida na primeira passagem da massa com muita chuva.

Publicidade

“É um corredor de umidade gigantesca de milhares de quilômetros transportando quantidades de água pelo céu. O resultado da água culminando com o calor é boa chuva”, diz.

Werton frisou que a massa é um fenômeno episódico, ou seja, de curta duração, e tem tempo certo para acabar. Segundo o climatologista, haverá um enfraquecimento neste fim de semana.

“Ela perde sua força no estado do Piauí, mas antes ela vai deixando essa umidade boa, mudando e impactando o tempo, tanto da microrregião de Picos, como o médio Parnaíba, centro-norte e norte piauiense”, concluiu Werton.

Em Monsenhor Hipólito, nesta quinta-feira (19), em localidades da zona rural foi registrado mais de 100 mm de água decorrente de uma chuva durante a tarde que durou cerca de uma hora.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Chuva na zona rural de Monsenhor Hipólito registra mais de 100 mm; veja vídeo e fotos


Nesta quinta-feira (19) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial que abrange quase 200 municípios do Piauí, o que prevê tempo favorável para chuvas.

Na região de Picos, o municípios destacados na lista são: Alagoinha, Alegrete, Bocaina, Betânia do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Floriano, Geminiano, Inhuma, Itainópolis, Ipiranga, Isaias Coelho, Jacobina do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Oeiras, Paulistana, Padre Marcos, Patos do Piauí, Picos, Pio IX, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio, São João da Canabrava, São João da Varjota, São Julião, São José do Piauí, Simões, Simplício Mendes, Sussuapara, Valença do Piauí, Vila Nova do Piauí, Vera Mendes e Wall Ferraz.

*Foto em destaque – Arquivo Pessoal gentilmente cedido ao Cidades na Net*

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS