Connect with us

Pio IX

Reconstrução e melhorias no SUAS são discutidas na 13ª Conferência de Assistência Social de Pio IX

Publicado

em

Nesta quarta-feira (26), ocorreu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Secretaria de Assistência Social de Pio IX. O evento teve como tema principal a reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), abordando o SUAS que temos e o SUAS que queremos.

O evento democrático teve como objetivo central a reavaliação da política de Assistência Social desenvolvida no município, e o aprimoramento dos serviços ofertados por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na composição da mesa de honra, o primeiro ato da solenidade, estiveram presentes: o procurador do município, Juarez José; a secretária de Assistência Social, Fernanda Noronha; a coordenadora do cadastro único e presidente do CMAS, Karina dos Santos; a vereadora Eliane Bezerra; a professora e Agente Cultural, Luciene Amorim; a coordenadora do CRAS, Cristiane; o coordenador do CREAS, Genivaldo; a supervisora do Criança Feliz, Juliana Alencar; a presidente do Conselho Tutelar, Cheila Arrais; o secretario do Meio Ambiente, Napoleão Simões; e a conferencista, Islandia Santos;

Após a execução do Hino Nacional e o Hino do Município, aconteceu a apresentação cultural com alunos da Unidade Escolar Professor Baldoino Barbosa de Deus, apresentando a dança mamulengo mole de Mariane Bigio.

Assim, que a apresentação terminou a secretária de Assistência Social, Fernanda Noronha fez uso da tribuna.

“Desejo a todos uma ótima conferência, é de extrema importância que cada um esteja presente, pois abordaremos assuntos de grande relevância para o nosso trabalho, e a participação ativa das pessoas contribui para enriquecer as discussões e promover um ambiente de aprendizado e troca de experiências”, destaca.

O procurador do município, Juarez José, enfatiza a importância de todas as partes da sociedade se envolverem na discussão.

Publicidade

“É fundamental que todos os atores sociais se engajem nesse processo de discussão e proposição de políticas sociais mais justas. A conferência é o espaço adequado para ampliarmos o diálogo entre sociedade civil e governo, buscando sempre soluções coletivas e efetivas”, salientou.

A vereadora Eliane Bezerra, enfatizou sobre a importância da 13ª conferência de Assistência Social.

“A conferência de Assistência Social é a maior instância de participação popular, ela ocorre a cada quatro anos, reunindo diferentes atores sociais, sejam eles usuários, trabalhadores, gestores e entidades para debater os avanços, desafios e aprimoramentos necessários na Política Nacional de Assistência Social, é um momento ímpar para a troca de experiências e proposições de melhorias, baseadas em princípios como a equidade, a participação social e o respeito à dignidade humana,” enfatizou.

Logo após, a presidente do CMAS Karina dos Santos fez a leitura do regimento da conferência.

Assim a conferencista, Islandia Santos fez a explanação do tema e falou sobre o funcionamento do Sistema Único da Assitência Social.

Neste ano as conferências do SUAS trabalham cinco eixos:

  • Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistencias, contemplando as espeficidades regionais do país;
  • Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
  • Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
  • Eixo 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
  • Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Cada um dos eixos foram apresentados, com a facilitação de Cristiane Noronha e Karina Santos para o primeiro, Ana Carolina e Raila Regina para o segundo, Tarcício Alencar para o terceiro, Francisca Erysneide para o quarto, e Juliana Alencar e Kennya Melynne para o último eixo.

Grupos e delegados

Ao final, cada grupo trabalhou um eixo temático. Após as propostas apresentadas, foram eleitos os delegados que irão representar o município na XV Conferência Estadual, prevista para acontecer nos meses de agosto e outubro de 2023. Os delegados são: Maria Islândia dos Santos Sousa e Antonio Genivaldo Alves da Silva (Representantes governamentais), Francisco Xavier Cavalcante e Nara Rejane de Sousa (Representantes não governamentais).

Fotos: ASCOM Prefeitura.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS