Connect with us

Vila Nova do Piauí

Vila Nova do Piauí atinge indicadores de desempenho do Previne Brasil e alcança a 3ª posição do ranking no Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, continua a avançar na qualidade dos atendimentos oferecidos à população. Pela segunda vez consecutiva, o município se destacou no ranking dos municípios brasileiros com melhor desempenho no programa Previne Brasil.

O programa avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros com base em sete indicadores de Atenção Primária, com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes.

Os indicadores incluem: a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; a proporção de gestantes com exames de sífilis e HIV realizados; a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; a proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde (APS); a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra diversas doenças; a proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e a proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Na última avaliação, divulgada na segunda-feira, 29 de julho, pelo Ministério da Saúde, Vila Nova do Piauí obteve nota máxima (10) no Índice de Desempenho do Sistema de Saúde (ISF), ficando em 3º lugar no estado do Piauí e em 27º lugar no ranking nacional com 100%. Esse resultado representa um avanço significativo, subindo 17 posições em relação ao quadrimestre anterior.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essa conquista é resultado de uma série de investimentos e melhorias na gestão dos serviços de saúde. Entre as ações destacadas estão a capacitação contínua dos profissionais, a ampliação do acesso aos serviços básicos de saúde e a implementação de novas tecnologias para a gestão e monitoramento das atividades.

O Previne Brasil é uma iniciativa que visa estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária e fortalecer o vínculo entre a população e a equipe de saúde.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS