Connect with us

DESTAQUES

Gestores em Educação do Piauí vão a Recife participarem de Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica

Publicado

em

Gestores piauienses de Educação, vão representar o Estado, no Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, que acontece do dia 10 a 11 de outubro em Recife-PE.

Cerca de quarenta pessoas de vários municípios do Piauí, entre secretários de educação, supervisores e coordenadores de ensino vão participar das mais importantes discussões sobre a avaliação da educação básica.

O embarque dos gestores em educação, com destino a Recife, aconteceu na casa do prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitu, como é conhecido, que juntamente com a primeira dama e também secretária de Educação, Armandina Vieira de Araújo, recepcionaram os participantes que irão ao evento.

O Seminário é promovido pelo o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, e tem como objetivo desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da Educação Básica, além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais. Com a participação de técnicos de todas as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

Dentre os secretários municipais do Piauí, que viajam neste momento a Recife, (foto acima),  está a professora Verônica Maria Pereira Ribeiro (de Fronteiras), Armandina Vieira de Araújo (de Marcolândia), Francisca Adriana da Rocha Brito (Representante de Alagoinha do Piauí), Erika Graziela (de Domingos Mourão), Maria Campelo (de Demerval Lobão), Pedro Alves (de Beneditinos), Genivaldo Arimatéia ( de Campo Largo do Piauí), José Guedes ( de Colônia do Piauí), Edson Filho (de Francisco Santos), Enivá Araújo (de Capitão Gervásio), Maria Zélia Leal Silva ( de Olho D´agua do Piauí), além da ex-prefeita de Demerval, Edilene Alves, a vereadora Erislene Monteiro (de Beneditinos) a supervisora de ensino de Fronteiras, Hidelgardia e a supervisora de ensino de Marcolândia, Albetiza Araújo.

Publicidade

A Avaliação Escolar é uma preocupação permanente dos educadores do País, pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.  Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos.

Entre os palestrantes nacionais do evento, estão os especialistas Ricardo Paes de Barros, Francisco Soares, Ricardo Madeira, Reynaldo Fernandes, Telma Vinha, Daniel Santos, Ricardo Primi, Manuel Palácios, Joaquim José Soares Neto e Ruben Klein, além da presidente do INEP, Maria Inês Fini. Catherine Millet (ETS), Manuel Moscoso (Chile) e Paulo Santiago (OCDE) são os convidados internacionais.

Cidades Na Net, com informações do CONSED

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS