Connect with us

Alagoinha do Piauí

Educação de Alagoinha realiza Jornada Pedagógica e prepara profissionais para o ano letivo; veja fotos

Publicado

em

O município de Alagoinha do Piauí nos preparativos para o ano letivo, promoveu nesta segunda-feira (12), a Jornada Pedagógica 2020. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Educação que tem à frente da pasta, a secretária Anatália Rocha. Neste ano a Jornada Pedagógica tratou como tema: “Educar para transformar: uma construção de muitas mãos” .

Várias autoridades fizeram uso da palavra na abertura da jornada. A presidente do SINDSERMA, Vamira Sá, destacou. “O sentimento é de gratidão a Deus por nós da comunidade escolar termos a oportunidade de iniciar mais um ano e ao prefeito Jorismar Rocha por conceder o reajuste. Estou liberada para iniciar o ano letivo, pois nunca me afastei da educação. Muito feliz em poder contar com Pedro e Antônia e que tenhamos uma semana produtiva”, disse Valmira Sá.

O prefeito Jorismar Rocha, no uso da palavra saudou a mesa de honra e destacou que sempre estará a disposição da equipe da Educação. “Todo gestor assume o mandato na intenção de dar o melhor de si em todas as áreas. Apesar das dificuldade tentamos fazer o melhor possível e o que vier destinado à Educação vamos aplicar. Vamos fazer todo esforço para mantermos os pagamentos em dia dos professores e servidores demais. Estamos buscando a diferença do Fundeb também. Desejo que as escolas e secretarias funcionem sem pensar em eleições municipais e sim pensando em educar as crianças porque Educação se faz com a união todos, seja professores, alunos e pais”, recomendou Jorismar.

A secretária de Educação, Anatália Rocha, facultada a palavra, deu boas vindas à toda equipe da pasta. Em contato com a redação, a secretária disse que está muito otimista para este ano.

“Com muito orgulho que iniciamos mais um ano letivo com a fé que nossos alunos possam mais e mais adquirir novos conhecimentos que venham a somar em suas vidas profissionais futuras. Temos palestrantes ótimos para abrilhantar o evento e repassar orientações sobre como proceder neste ano”, destacou Anatália.

Publicidade

Especialista em Gestão Educacional e Educação Infantil, a palestrante, Antônia Abreu, que visita o município pela primeira vez,  em entrevista destacou os principais pontos abordados.

“Minha palestra aborda a educação infantil voltada para a visão do professor para com o ensino infantil tendo em vista a criança como protagonista, principal seio de desenvolvimento da fase. A palestra foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro tratando a parte teórica e o segundo momento a parte prática com planejamento”, salientou.

O palestrante e especialista em Gestão Escolar, Pedro Alves, durante sua palestra discorreu sobre temas pertinentes a reforma da Educação brasileira com a implantação, em 2017, da Base Nacional Comum Curricular. “Em 2017 criou-se a base, em 2018 e 2019 os municípios começaram a construir seus currículos, e, em 2020 a BNCC estará de fato na sala com o professor. Nossa palestra foi sobre como o professor vai implementar as premissas da BNCC no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, e como ele vai gerir o ensino, tendo em vista essas novas formas preconizadas de ensinar ” , pontuou.

Sobre as perspectivas da Educação em Alagoinha, o palestrante destacou avanços no que tange questões de atualização, gerenciamento e implementação. “Existem municípios que ainda estão bem atrás, mas em Alagoinha percebe-se a preocupação em levar o que a BNCC traz para o aluno. A Educação de Alagoinha está muita avançada neste quesito e quem ganha são os alunos porque eles terão uma equidade, ou seja, o que é ensinado aqui, é também em Teresina e demais cidades e estados do país. É importante isso porque quando se faz uma avaliação externa esses alunos têm o mesmo preparo dos discentes de outras cidades e estados”, destacou o palestrante Pedro Alves.

Foi servido coffe break com sucos, frutas, e demais alimentos para todos os participantes.

Publicidade

Neste ano, em Alagoinha do Piauí, 845 alunos estão matriculados, distribuídos nas 05 escolas que compõem a Rede de Educação Municipal que são: Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, localizada na sede do município, bem como a Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, situada no povoado Serra Velha; Unidade Escolar Joaquim José da Silva, no povoado São João; Unidade Escolar Joaquim Domingos de Sousa no povoado Serra Azul e a Unidade Escolar João Francisco de Sousa, no povoado Amarelo Ferrado I.

Estiveram presentes na Jornada Pedagógica: o prefeito Jorismar Rocha; a secretária de Educação, Anatália Rocha; a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha; a coordenadora da Educação Infantil, Givanilda de Jesus; a coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Marlene Hosana; a coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Elizandra Rocha; a secretária do Depto. de Ensino, Salete Alves; a presidente do SINDSERMA, Valmira Sá; os palestrantes Pedro Alves e Antônia Abreu; a representante dos diretores, Penha Rocha, juntamente com professores, secretários, diretores, coordenadores, entre outros profissionais.

Mais fotos>>

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS