Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha do Piauí intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piaui, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste último sábado (15), o dia “D” de vacinação contra a tríplice viral.

O trabalho foi realizado no Centro de Saúde do município, na UBS da sede, localizado ao lado do hospital municipal. A ação teve inicio às 8h e prosseguiu até às 16h.

A campanha de vacinação seletiva de tríplice viral, que combate o sarampo, caxumba e rubéola teve como objetivo implementar medidas emergenciais para contenção do avanço da doença e resgatar pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos, que ainda não foram vacinadas ou que estejam com o esquema de vacinação incompleto.

A programação da primeira campanha de 2020 terá continuidade. “A mobilização deste ano que e iniciou dia 10 de fevereiro segue até o dia 13 de março tendo como foco principal crianças de 5 anos, adolescentes e adultos de até 19”, disse a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESAF), Francidaves Sá.

O Sarampo é uma doença transmissível e contagiosa que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema.

Publicidade

A campanha trata de uma intensificação da tríplice viral e segue no município até dia 13 de março de 2020, em todas as UBS´s do município, além de atualizar a caderneta de vacinação da criança.

Vale ressaltar que na última segunda-feira (17), a campanha teve continuidade na UBS da localidade Serra Azul.

Dados da Secretaria de Saúde de Alagoinha apontam que o quadro completo de vacinas é composto por duas doses.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS