Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Equipe técnica do Programa Água Doce visita comunidades de Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Membros do Programa Água Doce do Estado Piauí estiveram na manhã desta terça-feira (13), na cidade de Vila Nova do Piauí, para averiguação do sistemas de dessalinização de água. A equipe foi recepcionada pela primeira-dama Ana Carolina, representando o prefeito Edilson Brito; o secretário de Agricultura, Luís Gonzaga, e o sub-secretário de Agricultura, Gilberto Lima.

As comunidades contempladas com o sistema de dessalinização da água são: Barreirinho, Caninhas, Lagoa Comprida e Cacimbas. Entretanto, a equipe técnica visitou os sistemas de Caninhas e Barreirinho.

O sub-coordenador do Programa Água Doce do Piauí, Evandro Silva, explica que a visita da equipe com os assessores de Brasília teve como finalidade o acompanhamento, fiscalização e averiguação dos sistemas construídos nas comunidades pelo Programa. Dos quatro sistemas, dois ainda estão parados por conta do não ligamento da energia elétrica que já foi solicitado.

“Dois sistemas já estão em pleno funcionamento e os outros dois ainda estão parados por conta do não ligamento da energia elétrica’, explica.

De acordo com o analista e representante do Ministério do Desenvolvimento Regional do Departamento de Recursos e Revitalização de Bacias da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Christian Andres, anualmente são vistoriados os sistemas nas localidades conforme as  etapas de implantação e funcionamento. Ao todo são 17 municípios contemplados com o sistema de dessalinização de água.

Publicidade

“Estamos vistoriando os sistemas que já foram implantados. Essa vistoria se dá de acordo com as etapas de implantação e funcionamento, bem como os que estão já estão instaladas em pleno funcionamento”, disse.

Consultor de dessalinização e energias renováveis do Ministério do Desenvolvimento Regional, Franklin Rocha, o processo de inspeção verifica condições de operação do sistema de dessalinização e obras civis.

“Após verificarmos todas as condições operacionais averiguemos também questões sociais da comunidade na forma de uso da água como quantidade, finalidade, se há condições de mais água, satisfação com o sistema e melhoramento do uso. Conseguimos analisar a gestão do sistema de forma integrada, verificando a participação do poder público municipal, estadual e federal para que o sistema tenha maior sustentabilidade possível”, explica.

“Nessas vistorias são possíveis detectar, por exemplo, pendências com manutenção e assim capacitarmos o operador. É possível também inspecionarmos o sistema a fim de que tenhamos conhecimento se o mesmo pode ter utilização maior. Outro fator que analisamos é a diminuição do volume de água de um poço e qual medida pode ser tomada para sanar esse problema. Entretanto, nossa visita é para fazermos esse apanhado de informações e termos uma resposta capacitando a comunidade para que haja melhores condições de operacionalizar o sistema”, explicou o consultor.

A comunidades pertencentes ao município de Vila Nova do Piauí visitadas pela equipe foram Barreirinho e Caninhas. Em Barreirinho 96 pessoas constituem a localidade.

Publicidade

“No entanto o poço tava com o problema de secar e vamos verificar as condições de instalação e projetos para saber qual tipo de problema. Na segunda comunidade não tinha energia elétrica e a Prefeitura já fez a solicitação de ligamento. O papel da Prefeitura na administração do prefeito Edilson Brito está sendo bem feito. Pelo que vimos lá há uma possibilidade muito maior de interação da gestão com a comunidade fazendo com que possa ampliar a água para comunidades adjacentes. A Prefeitura pode enxergar isso e dentro do Programa Água Doce a equipe estadual e nacional pode fornecer apoio técnico para que ela faça essas ações e mais pessoas tenham acesso a água de qualidade. Após uma avaliação a comunidade de Caninhas tem capacidade conforme o sistema para abastecimento de 200 ou mais famílias”‘, acrescentou.

A secretária de Assistência Social, Ana Carolina, que recebeu a equipe representando o prefeito Edilson Brito, acrescentou que já foi solicitado a ligação da energia elétrica à empresa Equatorial e ainda não foi atendido.

“Lá em Caninhas já foi solicitado para que façam as instalações elétricas e coloquem o sistema em funcionamento, porém ainda não fomos atendidos e estamos precisando de água”, enfatizou.

Para o secretário de Agricultura do município, Luíz Gonzaga, o Programa Água Doce é de fundamental importância porque leva água de melhor qualidade para os usuários.

 “Água é um elemento indispensável para a vida e sabemos que uma água de qualidade beneficia o povo que dela faz uso de forma saudável”, ressaltou o secretário.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS