Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Com 82 anos, idoso sai da lama para uma rua calçada; ‘É outra vida’, diz ele

Publicado

em

As obras do maior projeto de mobilidade urbana da história de Belém do Piauí seguem avançando, chegando a mais ruas e transformando para melhor a realidade de vida de moradores das áreas contempladas.

O aposentado Francisco Calixto de Sousa, com 82 anos de idade, que já sofreu por ter que conviver com os buracos e a lama, e um dia chegou a perder a esperança de morar numa rua com infraestrutura básica, hoje desfruta dos benefícios e, na terceira idade idade, leva uma vida com mais dignidade. A rua em que ele reside com a esposa foi uma das contempladas pelo projeto Avançar Cidades.

“Quando eu cheguei aqui era só mato, era buraco, pedra e toco. Aí eu comecei. Comprei uma casinha aqui, cresci. Mas era sofrimento. Eu tenho um carrinho aqui, precisava e não podia sair por causa do buraco. Fiquei seis meses esse carro preso.”, conta ele.

A área foi desmatada, terrenos no entorno das casas foram aterrados e a rua recebeu calçamento com calçadas acessíveis. No local, as obras estão na fase final, e com isso, o convívio com a lama ficou para trás.

“Depois do calçamento deu uma chuva boa aqui, mas a água foi toda embora. Acabou a lama e melhorou demais.”, relatou o idoso, com um sorriso no rosto e o coração cheio de gratidão pelos benefícios. “Um serviço desse aqui só faz o Ademar. O homem é bom pra todo mundo. Até que não conhece ele serve. Eu mesmo pensava que aqui não ia fazer nunca, mas graças a Deus o Ademar fez aqui e agora ficou mais sossegado.”

José Hamilton de Araújo, conhecido por Miúdo, foi um dos primeiros moradores da rua. Ele relata que construiu sua casa há oito anos. “Quando eu cheguei era só mesmo aqui dentro do mato. Tinha água ao redor da casa. Fiz a casa quase dentro da água. Mas agora tá ficando bom com esse serviço. Vai melhorar muito. A água mesmo vai ficar longe, não vem aqui na casa.”, disse ele.

O prefeito Ademar afirmou que levar infraestrutura para aquela área da cidade era um sonho antigo que se realiza. “Aqui era mata virgem. A cidade cresceu, foram construídas casas e veio a necessidade de fazer essa estrutura. Nessa área tem uma lagoa que é conhecida como o barreiros das mulheres. No período das chuvas acumula água, e essa água chegava nas casas. Então a gente elaborou um projeto diferente com o calçamento com mais de um metro de altura, formando aqui um paredão. Agora as casas estão protegidas.”, afirma o prefeito.

O projeto, segundo o gestor, vai além. A gestão pretende revitalizar toda a área, estruturar a outra margem do açude com sangradouro e transformar o local numa área turismo.

Publicidade

Em entrevista, Ademar falou do seu sentimento de realização em ver a cidade se desenvolvendo e a vida dos moradores sendo melhorada. “A maior satisfação de um gestor é trabalhar para ver a cidade crescer e melhorar a vida das pessoas, mas também, é ver uma pessoa como seu Francisco reconhecendo o trabalho que a gente faz. E tem muitos aqui. Se a gente for ouvir os moradores, o sentimento deles aqui é de gratidão.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS