Connect with us

GERAL

UFPI não ofertará turmas da graduação de Educação Física em 2024; vagas devem serão reabertas em 2025

Publicado

em

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou que não irá ofertar novas vagas para o curso de Educação Física em 2024. O motivo seria um equívoco da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), que teria destinado neste ano de 2023 um número de vagas superior ao usual.

Conforme a nota à comunidade divulgada pela UFPI, a falha ocorreu porque foram ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 50 vagas no período 2023.1 e outras 50 vagas no período 2023.2, quando, na verdade, o quantitativo de vagas deveria ser de 50 anualmente, e não por semestre.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, Dionis Machado, o curso sofreu alterações neste ano, que podem ter causado a falha. Até 2022, a graduação era ofertada somente na modalidade Licenciatura.

“A partir deste ano, passamos a ofertar o curso tanto na modalidade licenciatura, como na modalidade bacharelado. É possível dizer que o curso tenha sido entendido como dois, já que essa turma de 50 alunos se divide em duas no meio do curso, metade vai para licenciatura, metade para bacharelado”, explicou.

Dionis destacou que o departamento não possui salas de aula, espaço físico para atividades práticas e professores o suficiente para uma quantidade superior de alunos.

Publicidade

“Percebemos que não seria viável manter a oferta semestral, pois o projeto pedagógico atual prevê a entrada anual de 50 estudantes (…) Para minimizar o impacto dessa falha na oferta, nós entramos num acordo de que em 2024 não haveria turma e assim os alunos que hoje estão, não terão prejuízo”, completou a professora.

Novas turmas em 2025

A chefe do Departamento de Educação Física da UFPI pontuou que a oferta de turmas para a graduação retornará normalmente em 2025.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS