Connect with us

Jaicós

Jaicós realiza caminhada e chama atenção para combate ao abuso contra crianças e adolescentes

Publicado

em

Levando informação, promovendo a conscientrização e mobilizando a sociedade em prol do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o município de Jaicós realiza durante este mês a campanha “Maio Laranja”.

Reforçando a importância da causa, a campanha contou com várias atividades, incluindo palestra em escola. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e com apoio do Conselho Tutelar.

Já nesta quinta-feira (17), foi realizada uma grande caminhada, voltada a conscientização sobre a importância do Maio Laranja e chamando a atenção da sociedade para a luta contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A caminhada contou com a participação de secretários, profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e alunos das redes municipal e privada.

Com cartazes e faixas com frases de conscientiação e balões laranja, cor símbolo da campanha, os participantes partiram da principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, e percorreram algumas ruas da cidade, seguindo até a Igreja Matriz, onde o trajeto foi encerrado.

No local, uma adolescente integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fez a leitura de um poema. Profissionais da rede de apoio do município, também se pronunciaram ressaltando a importância da campanha.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, agradeceu a todos que se uniram à causa. “Nos reunimos em prol de uma importante data, o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a esse assunto de grande importância. Quero agradecer a colaboração de cada ditretor, secretários, alunos, a saúde aqui presente, assistência social, CMDCA, Conselho Tutelar, a Polícia Militar. Obrigada por abraçarem essa causa juntamente com a gente. Para essa ação de grande importância, precisamos de todos vocês”.

A psicóloga do CREAS, Milene Silva, disse que a rede está pronta a atender e acolher as crianças e adolescentes. “O CREAS tem uma sala de escuta especializada para atender todos esses casos de abuso. Estamos aqui para lutar contra o abuso, mas prontos para atender os casos que vierem a acontecer. No mês de abril tivemos dois casos confirmados na nossa cidade, um número que é grande para o tamanho da nossa população. Então, precisamos lutar contra. E hoje quero aqui agradecer a presença de todos vocês, alunos, coordenadores, de toda a equipe que está aqui pronta para acolher vocês. Estamos aqui prontificados para ajudar e acolher todos vocês. Não se calem”.

A assistente social do CRAS, Divanilda Bezerra, reforçou a importância da denúncia.
“Jaicós adere à campanha Maio Laranja. Jaicós faz bonito, porque está aqui simbolizando o compromisso de proteger a infância e adolescente, juntamente com toda essa rede de apoio do município. Não se enganem, a violência sexual e práticas indevidas de adultos envolvendo crianças e adolescentes, estão presentes em Jaicós. E nós estamos aqui para sermos vez e voz dessas pessoas que não tem como se defender. Portanto, vocês, crianças e adolescentes, qualquer indício de desconforto que vocês sintam, seja num abraço ou outra ação, isso não é carinho e deve ser compartilhado com alguém da confiança de vocês. Ninguém toca nas partes íntimas da criança ou adolescente, pois são privadadas, particulares. E, se tiver alguma suspeita ou conhecimento de uma situação de importunação sexual, violência ou abuso, não podemos ficar calados. Temos toda uma rede apoio. Vamos quebrar a cultura do silêncio, precisamos falar, denunciar”.

A presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, resssaltou que a rede de apoio está atenta para proteger e acolher as crianças e adolescentes. “Hoje estamos aqui para destacar a prevenção ao abuso sexual, a conscientização, e o cuidado com as nossas crianças. Nossa rede de apoio está aqui, junta nessa causa. Reforçar também que no CREAS, existe a escuta especializada, procedimento para escutar as crianças vítimas ou testemunhas de violência. Destacar que todos nós da rede, estamos juntos, agindo em parceria para proteger nossas crianças”.

Nesta sexta, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma entrevista concedida por conselheiros tutelares na emissora de rádio, marca o encerramento da campanha.


Facebook

MAIS ACESSADAS