Connect with us

Saúde

Homens também têm varizes: veja sintomas e opções de tratamento

Publicado

em

As varizes são veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés. Além do desconforto estético, elas também podem causar dores, e são uma preocupação sobretudo para as mulheres. No entanto, homens também podem enfrentar o problema.

De acordo com a angiologista e cirurgiã vascular Camila Helena Oliveira, da clínica Venous, os sintomas mais comuns de varizes em homens são semelhantes aos das mulheres e incluem dor, sensação de peso e cansaço das pernas. Contudo, eles costumam perceber o problema mais tarde do que elas.

“Devido a presença de pelos que dificultam a visualização dos vasinhos, os homens acabam tendo a percepção da doença venosa em fases mais tardias, quando os sintomas são mais intensos e as varizes mais calibrosas. Além disso, os homens podem ser menos propensos a procurar tratamento, o que pode levar a complicações mais graves”, alerta a especialista.

Causa mais comum de varizes em homens

O fator de risco genético é a causa mais comum do aparecimento das varizes, aponta Camila. Porém, outros fatores como ficar longos períodos em pé ou sentado, estilo de vida sedentário e obesidade também influenciam.

Publicidade

Além disso, esses fatores podem afetar o tratamento das varizes em homens, tornando necessário abordar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes. Isto é, mudanças no estilo de vida, uso de meias de compressão e, em alguns casos, procedimentos médicos para tratar as veias afetadas.

Fonte: Metrópoles

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS