Connect with us

DESTAQUES

Baixa umidade no Piauí chega ao nível de alerta com risco de incêndios florestais e à saúde

Publicado

em

A baixa umidade no Piauí chegou, mais uma vez, ao nível de alerta nesta segunda-feira (9), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Quase 200 municípios deverão sentir, em maior ou menor proporção, o fenômeno, que dura até o período da noite.

No Sul do estado, 101 cidades enfrentam dois alertas, amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo). Nessa área, a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 12%.

O Inmet alertou para o risco de incêndios florestais e à saúde. Isso porque a baixa umidade pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Em outros 96 municípios, dentre eles a capital, Teresina, a umidade relativa do ar deverá variar entre 30% e 20%. As orientações do Inmet são de ingerir bastante líquido, não fazer atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

É possível morrer de calor?

O g1 perguntou ao doutor em fisiopatologia, área da medicina que estuda funções anormais ou patológicas de órgãos e aparelhos do organismo, Ginivaldo Victor, é possível morrer de calor?

Publicidade

“Sim. A exposição prolongada ou excessiva a ambientes quentes, sem hidratação adequada ou combinada com esforço físico de alta intensidade, como quem pratica esporte ou faz trabalho braçal, pode levar a uma condição conhecida como hipertermia”, explicou o médico.

O médico ressaltou que esse é um cenário extremo, de calor e esforço físico muito intenso, mas que, no contexto habitual da população durante esse período de altas temperaturas, também é comum haver casos de desidratação, por exemplo.

“Pode acontecer sintomas como fraqueza, moleza, sonolência, falta de apetite, náuseas, vômitos e tonturas. Em cenários mais graves, o coração acelera, a frequência respiratória aumenta e, eventualmente, pode evoluir para um colapso, em que a pessoa desmaia ou entra em coma”, afirmou.

O cardiologista Luiz Bezerra acrescentou que é necessário estar atento a esses sintomas e, em alguns casos, procurar imediatamente atendimento médico.

“A partir de 32°C o coração já é sobrecarregado, nós temos variações de pressão arterial. Há relatos em vários lugares do mundo de aumento de infartos e de eventos cardiovasculares, como AVC, em ambientes mais quentes”, explicou.

Publicidade

Cuidados

A blitz do “B-R-O-bró” e o Dr. Ginivaldo Victor ressaltaram que é alguns cuidados são importantes para enfrentar esse período. “O principal é a hidratação. É importante estar bem hidratado, com urina clara, que é um sinal de que a quantidade de água está adequada”, afirmou o médico.

“Se for ficar exposto ao sol, utilizar proteção solar, chapéu ou boné, procurar uma sombra eventualmente. É fundamental procurar fazer uma alimentação leve, com utilização de frutas, para atingir uma quantidade adequada de líquidos no corpo”, completou.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS