Connect with us

DESTAQUES

Cidade de Itainópolis fica inundada após cheia do Rio Itaim e famílias são retiradas de áreas de risco

Publicado

em

O Rio Itaim, que passa pela cidade de Itainópolis, ampliou significativamente o volume de água e registra uma de suas maiores cheias. O aumento começou na madrugada e chegou ao pico na noite desta terça-feira (02).

O grande volume de água é resultante das fortes chuvas registradas no município nos últimos dias, bem como do transbordamento de grandes barragens, como Estreito, em Francisco Macedo, e Poço de Marruá, em Patos, além do rompimento da barragem de Ingazeira, no município de Massapê do Piauí. Somente ontem, na cidade de Itainópolis, choveu 85 milímetros.

Devido ao grande volume de água acumulado, várias áreas habitadas da cidade foram inundadas, inclusive o Centro da cidade, na área do antigo campo de futebol.

De acordo com informações da Defesa Civil do município, os bairros mais afetados foram Matadouro e Antenor Neiva, mais conhecido como Foguete. Desde a manhã desta terça (02), famílias estão deixando suas residências.

O bairro Foguete está totalmente isolado. O acesso só pode ser feito por barco. Muitas famílias ainda estão no bairro e uma equipe do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Picos está na cidade para auxiliar na retirada dessas famílias das áreas de risco.

Morador do bairro Foguete, Wanderson de Sousa teve a casa inundada e precisou sair para a casa de vizinhos. Com preocupação, ele narrou a situação vivenciada pelas famílias.

“Como é perto do rio, lá é uma área muito arriscada. Tivemos que sair de casa, passar pra outra. Tivemos quer tirar as coisas ontem a noite e trazer pra cima do morro, porque a água tava subindo muito. Muita gente está com as coisas jogadas em cima do morro, coberto com lona. Na minha casa a água ficou ‘mais de metro’. Na casa pra onde a gente foi, a água não chegou, mais ficou pertinho pra entrar. Nem consegui dormir, a preocupação é demais. Agora vamos esperar a água baixar e colocar as coisas pra dentro de casa de novo. Não tem muito o que fazer”.

O Governo Municipal decretou situação de emergência em Itainópolis e está prestando auxílio à população e solicitando apoio de vários órgãos. O município disponibilizou locais para acolher as famílias desabrigadas.

Raylane de Sousa, coordenadora da Defesa Civil no município, falou das ações que estão sendo adotadas. “Organizamos vários pontos de apoio para receber as pessoas que estão saindo de suas casa; transporte para fazer as mudanças e também temos uma equipe disponível para estarmos ouvindo as pessoas, para a gente avaliar onde está tendo a necessidade de maior ajuda. Temos um número de 7 famílias no bairro Foguete que já deixaram suas casas e estão em casas de vizinhos. Já ofertamos a escola Odete Ferreira Nunes, para estar recebendo-os e os bombeiros estão fazendo a comunicação para saber quais famílias querem ir para os pontos de apoio. No Matadouro, temos 4 casas que as famílias deixaram ontem a noite. O Antenor Neiva está isolado e na zona rural tem uma grande população que está ilhada”.

A coordenadora também disse que está sendo feito o monitoramento e pediu a colaboração da população. “Estamos fazendo monitoramento, recebendo informações e orientações da Defesa Civil do Estado. De acordo com as informações que a gente recebeu tem grande probabilidade de ter mais chuvas na região e o risco pode estar se agravando. Peço as famílias precaução, que fiquem em casa. E se por ventura acontecer de ter algum risco, nos comunicar através dos telefones disponíveis. Em alguns locais não tenho como ir pessoalmente por conta da água, então temos que usar os meios de comunicação para estarmos a par da realidade”.

O prefeito Miguel Rodrigues, também falou sobre a situação. “Logo na segunda-feira acordamos já preocupados com a situação do município, devido as fortes chuvas, que provocaram uma grande enchente no riacho das Marimbas, já alagando algumas casas. Algumas famílias já foram retiradas de casa na noite da segunda-feira e dormiram no Centro de Convivência. Tivemos também a notícia do rompimento do açude da Ingazeira em Massapê do Piauí, que aumentou ainda mais nossa preocupação. Com isso, já divulgamos vários comunicados para que a cidade ficasse em estado de alerta”.

Publicidade

Segundo o gestor, todo suporte está sendo dado à população. “Já ontem pela manhã ficamos surpreendidos com o volume de água tão grande chegando no Rio Itaim, provocando alagamentos em várias ruas da cidade. Em órgãos públicos, que ficam em ruas mais baixas próximo ao rio, foram tirados os materiais. A gente deu suporte às famílias, disponibilizou um colégio que fica na parte mais alta da cidade. Conversamos com Frank Aguiar e ele disponibilizou a pousada também, onde já tem pessoas abrigadas. Estamos dando o suporte. Carros para fazer mudanças, mantendo contatos 24 horas, equipes a todo momento dando suporte às famílias”.

O prefeito também está buscando apoio de órgãos que possam colaborar. “Entramos em contato com a Defesa Civil do Estado, comunicando a situação de emergência do nosso município. Eles vieram até o município, fizeram um levantamento, constatando que realmente se encontra em estado de alerta. Acionamos também o Corpo de Bombeiros, que se prontificou para estar na cidade. Pedimos aos órgãos públicos do Governo Estadual e Federal, que olhem para Itainópolis, pois a situação é realmente de emergência”.

Miguel Rodrigues também destacou sua preocupação com as famílias e pediu a colaboração. “É uma preocupação muito grande com todas as famílias do nosso município. Pessoas da zona rural também isoladas, porque não passa no Rio Itaim. Fazemos um apelo a todas as famílias, que se estão em área de risco e ainda não chegaram ao nosso conhecimento, que nos procurem, procurem a Secretaria de Assistência Social, a Defesa Civil, pois estamos aqui para ajudar no que for necessário. E também pedir que aos moradores que evitem ficar entrando na água, que orientem as crianças, pois além do risco de afogamento, há também o de doenças”.

O prefeito ainda agradeceu aos que tem se disponibilizado para ajudar. “Decretamos estado de emergência e a gente vem comunicando aos órgãos do estado. Tivemos o contato do Ministério Público municipal, que está a disposição para ajudar no que for necessário. Algumas pessoas já manifestaram esse apoio, como os prefeitos de Vera Mendes, de Santa Cruz. A gente só agradece por essa sensibilidade com nosso município. Estamos aqui todos juntos, a administração, a população ajudando, e a gente espera que não aconteça o pior”.

O gestor destacou também que está ciente sobre a situação da rodovia estadual PI-245 e está tomando previdências. “Parte da rodovia já rompeu e está passando só por uma parte da pista, que também já está rachada, oferecendo risco. Entrei em contato com o assessor jurídico, pedindo que leve o engenheiro até lá para fazer um levantamento e caso ofereça risco maiores, que a gente isole primeiramente essa passagem de carros mais pesados, para evitar acidentes e prejuízos” concluiu.

Clique aqui e confira outras matérias da cidade de Itainópolis !


Facebook

MAIS ACESSADAS