Connect with us

Bocaina

Encontro das Mulheres Progressistas em Bocaina discute o empoderamento e participação feminina na política

Publicado

em

Centenas de pessoas, na maioria mulheres, participaram do Encontro das Mulheres Progressistas na cidade de Bocaina na tarde desta quinta-feira, 14 de julho, no ginásio poliesportivo Abdias Josino de Barros.

O evento foi mobilizado pela primeira-dama do município, Fernanda Rondon, com apoio do prefeito Erivelto de Sá Barros, e contou com a presença da coordenadora estadual das Mulheres Progressistas do Piauí, Erinalda Feitosa. Em Bocaina o Movimento é coordenado pela professora Sueli.

Esse é o 37º encontro neste ano que trabalha o tema “Fortalecendo o futuro” e promove o bate-papo sobre Empreendedorismo Feminino e Participação Política.

A primeira-dama, Fernanda Rondon, falou sobre a realização do evento e externou sua satisfação em promover o primeiro encontro no município.

“O objetivo é fortalecer o empoderamento feminino na sociedade, incluir, reunir as mulheres, mães, para serem valorizadas e respeitadas na sociedade. Eu e o prefeito Erivelto agradecemos a toda equipe e estamos felizes por esse dia. É um projeto grande que está acontecendo no Piauí”, disse a primeira-dama de Bocaina.

A coordenadora estadual do Movimento das Mulheres Progressistas, Erinalda Feitosa, enalteceu a participação feminina na política assim como em demais espaços em meio à sociedade.

“Estou muito feliz na cidade de Bocaina a convite da nossa primeira-dama junto com o prefeito. A gente sabe que somos mais da metade da população e hoje não temos ainda tanta representatividade. Esse encontro serve para mostrar que a mulher pode participar e ocupar qualquer espaço público e de poder”, falou.

O Movimento das Mulheres Progressistas tem como presidente nacional a deputada federal Iracema Portella, pré-candidata a vice-governadora do Piauí que está marchando junto com o médico Sílvio Mendes, pré-candidato a governador.

Publicidade

“A presidente nacional do movimento das mulheres progressistas incentiva isso não só no estado do Piauí, mas no Brasil todo acontece atividades como essa. Desde de 2015 que já fazemos esse trabalho em todos os municípios seja com atividade de empoderamento como também em campanhas educativas de combate a violência contra mulher, e saúde da mulher”, acrescentou.

Erinalda ministrou palestra sobre o Empreendedorismo Feminino e Participação Política. Durante entrevista quando indagada sobre o fatores de inserção na vida pública, ela enfatizou que há grande necessidade do entendimento que “lugar de mulher é onde ela quiser”.

O prefeito Erivelto de Sá Barros, também destacou que a mulher tem grande relevância na sociedade.

“É um momento importante porque a gente precisa da mulher na vida pública. A gente vê essa dificuldade e até leis obrigando mulheres a serem candidatas e acho que não necessitaria disso. Acho que deveria acontecer isso naturalmente. Quero parabenizar em nome da minha esposa esse belo evento com tantas mulheres engajadas em ouvir e participar dessa palestra. Tenho muita gratidão por todas essas mulheres terem aceitado essa convocação”, elogiou o prefeito Erivelto Barros.

O vice-prefeito, Gilberto Filho, parabenizou as mulheres saudando o público e a mesa de honra. Na ocasião ressaltou e agradeceu a todas as mulheres que estão inseridas na administração pública bocainense.

“Parabenizar todas as mulheres que fazem parte da administração colaborando, contribuindo. A gente sabe da contribuição de cada uma de vocês, do esforço diário seja na educação, saúde, assistência social […] agradecer a contribuição e colaboração diária de cada uma de vocês na gestão do nosso município”, discursou o vice-prefeito de Bocaina.

O empresário e pré-candidato a deputado federal, R. Sá Filho, prestigiou o evento e falou sobre a presença da mulher no grupo empresarial R.SÁ e a importância delas como um todo.

“Eu fui muito auxiliado pelas mulheres que de alguma forma estavam do meu lado […] Dentro da central do grupo R. Sá, 70% das pessoas que lá operam são mulheres. Quando vocês [mulheres] assumem algum compromisso, além de serem organizadas, mais responsáveis, se desdobram muito mais em seus afazeres e suas responsabilidades. Que esse movimento consiga colocar uma vice-governadora do Estado do Piauí para que a gente possa desenvolver os projetos e colocar muito mais mulheres em cargos de chefia do poder público seja estadual ou municipal”, destacou R. Sá Filho citando o nome de Dejanira, bocainense conhecida como Dedeza.

Neste ano o Partido Progressistas filiou cerca de 800 mulheres no Piauí.

Publicidade

Durante o encontro em Bocaina aconteceu o momento de filiação ao Partido Progressistas, ocasião em que a primeira-dama assinou sua filiação juntamente com demais participantes.

Ao final foram citadas e exibidas imagens de várias mulheres de Bocaina que desempenharam e desempenham profissões no poder público e no setor privado. O evento contou ainda com animação da cantora Janny Santos e banda.

Estiveram presentes no encontro além do prefeito Erivelto e da primeira-dama Fernanda, o vice-prefeito, Gilberto Filho; o secretário de Meio Ambiente, Ronyvon Silvino; o secretário de Agricultura Rodervaldo Antônio, o Tim; o presidente da Câmara, vereador Zé Filho; a vereadora, Goreti Barros; a secretária de Assistência Social, Antônia Leal; o secretário de Esporte, Kácio Barros; a secretária de Educação, Simone Grangeiro; o secretario de Saúde, Edilberto Dantas; o coordenador da Vigilância Sanitária, Jonnes Barros; membros do Conselho Tutelar; servidores, o empresário R. Sá Filho; a secretária de Meio Ambiente de Picos, advogada Fátima Sá, entre outros.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS